quarta-feira, setembro 07, 2011

Cave Ferreira + Cálice de Vinho do Porto

A experiência de oito gerações de produção, o envelhecimento e comercialização do Vinho do Porto, a qualidade e o volume de stocks de vinhos seleccionados e de grande idade, a preocupação constante de manter a sua prestigiosa imagem de marca, assegura à Porto Ferreira, uma posição de líder no Mercado Português, e uma implantação comercial da sua marca nos principais mercados do Mundo.

Vinho do Porto:
A produção é toda feita na região do Douro e o vinho é então transportado para essas caves para envelhercer e ser vendido. Para se chamar vinho do Porto, o vinho deve ser produzido na região do Douro.

Curiosidades:
1) O vinho do Porto mais comum não envelhece depois de engarrafado. Se você tem um guardado por muito tempo provavelmente ele já perdeu em qualidade. Talvez você possa usá-lo como vinagre.
2) Os vinhos mais caros e de qualidade muito superior, como os “Vintage”, podem ser guardados por mais tempo. Mas custam muito caro.
3) Os “Vintage” devem ser tomados em um ou dois dias. Já os vinhos mais comuns como o Ruby e o Tawny podem ser consumidos em até seis meses. Quatro meses para o Tawny e seis para o Ruby.
4) A diferença entre o Ruby e o Tawny é que o Ruby é envelhecido em toneis bem grandes de madeira. Um tonel tem capacidade para até 70 mil litros de vinho. Ou seja, devido ao enorme tamanho do tonel, o vinho tem pouco contato com a madeira (carvalho) e assim seu envelhecimento não é o melhor. Já os Tawnys são envelhecidos em barris de carvalho menores e em geral por mais tempo. Isso dá uma coloração mais clara ao vinho e um sabor melhor. O preço também é um pouco mais elevado, mas eu diria que nesse caso o custo compensa, pois se trata de um vinho bem mais elaborado.
5) Os vinhos do Porto com excessão das garrafas datadas são uma mistura de vinhos. Se você compra um vinho de 10 anos, quer dizer que está tomando uma mistura de vinhos de 8 a 15 anos que na média ponderada tem 10 anos.
6) Alguns vinhos são extremamente doces. Para produzir esse tipo de vinho eles interrompem a fermentação logo no primeiro dia o que faz com que todos os açucares sejam mantidos. Esses são os vinhos prediletos das mulheres. No caso da Ferreira, o vinho das mulheres se chama Lágrima. Já para a produção dos outros vinhos, a fermentação dura em torno de 3 a 4 dias, quando então é adicionada uma aguardente de 70% ao vinho.

No final da visita temos direito a uma degustação de um branco e um tinto e como não poderia deixar de ser, uma visita a loja oficial da cave.
E na loja pode comprar o cálice oficial de vinho do Porto desenhado pelo famoso arquiteto português Álvaro Siza Vieira, é um must have, ou melhor: must buy!!
O design é tradicional e moderno, com a forma clássica, mas mais alto e fechado no topo para melhor libertar os aromas. Assenta numa haste de quatro faces com uma base redonda, ligeiramente mais delgada de um dos lados, e apresenta um detalhe incrível: um pequeno recorte em forma de meia lua numa das arestas, no meio do pé, onde se encaixa o polegar, e é isso que faz a diferença nesta peça, onde junta a utilidade e funcionalidade à capacidade para encantar, como deve ser qualquer objecto de design perfeito.



Para chegar em Vila Nova de Gaia:
Pode ir com o YELLOW BUS, ônibus de turismo.
Local de Partida: Infante D. Henrique ou Palácio da Bolsa
Estes são os pontos de partida dos 3 circuitos efectuados pelo autocarro Yellow Bus, mas pode iniciar o seu percurso em qualquer uma das paragens Yellow Bus. Para melhores informações sobre trajetos e preços visite os sites abaixo:

0 comentários :

Enviar um comentário