quinta-feira, janeiro 26, 2012

Óbidos, uma cidade medieval

Óbidos é uma vila histórica medieval com 3100 habitantes cercada por muralhas do tempo da ocupação dos Mouros, é super interessante andar pelas ruelas estreitas e descobrir os azulejos, pinturas e obras de séculos passados.
A cidade é muito turística então tem muitas lojinhas, restaurantes e pousadas, eu não aconselho a nenhum viajante ficar por lá e dormir, pois não há muito o que fazer, é um lugar para conhecer e ir logo embora.
E sempre ande com cuidado, pois como a cidade é um patrimônio protegido, é proibido fazer muitas intervenções e por isso há lugares que são mais perigosos e escorregadios, está muito bem sinalizada, mas tem que ter atenção.

Quando não ir:
Não iria em dia de chuva, pois tem que andar pelas estreitas ruas de pedras e com a chuva ficam ainda mais escorregadias.
Quando ir:
Uma ótima época é durante o Festival do Chocolate de Óbidos, muito conhecido. Este ano será de 2 a 25 de Março 2012.
Mais informações de eventos em Óbidos: http://www.cm-obidos.pt/events/
O que fazer:
Visitar o Castelo do século XII, a Igreja de São João Baptista, a Porta da vila, a Rua Direita, a Igreja de São Pedro, a Igreja da Misericórdia, a Igreja de Santa Maria, o Pelourinho e Telheiro
Tem que beber:
A famosa Ginja de Óbidos no copo de chocolate, é um licor da fruta Ginja que tem um sabor muito parecido com o da cereja. Custa algo como 1,50 euro o copinho, não esqueça de levar 1 garrafa para casa!
Onde comer:
Quando fui em Óbidos não fiquei para comer, fiz uma rápida visita, portanto NÃO conheço o restaurante, é apenas uma indicação de amigos como o melhor: Casa das Senhoras Rainhas - Contato: 262955360.

DE LISBOA
Fica a 85km
Por automóvel: Em direcção Lisboa – Leiria, tome a A8 e deixe a auto-estrada na saída 15. O tempo de viagem demora cerca de 40 a 50 minutos.
Autocarro (ônibus): Em média, um bilhete de autocarro (Lisboa – Óbidos) terá o preço de €8,00. Consulte o seguinte endereço para detalhes e horários: http://www.rodotejo.pt/pesquisa_servicos.php
Táxi: Uma viagem de táxi (Lisboa – Óbidos) poderá variar em termos de preço. Normalmente, uma viagem poderá custar cerca de €90,00. Em Óbidos, encontra uma praça de táxis junto à Porta da Vila (entrada principal de Óbidos).
Comboio (trem): Existe paragem de comboio em Óbidos. No entanto, a estação não se encontra no centro da vila, sendo esta afastada do seu centro. Para mais informações relativamente a preços e horários, por favor consulte: Comboios de Portugal
DO PORTO
Fica a 245km
Por Automóvel: Do Porto, tome a A1 até Leiria. Em Leiria tome a A8.
DE COIMBRA
Fica a 150km
DE FÁTIMA
Fica a 85km



2 comentários :

  1. Óbidos é mesmo uma vila que parece uma vila de bonecas não é?! :)

    ResponderEliminar
  2. Obrigada pelas dicas! Excelentes! Estava mesmo procurando por esta ajuda!

    ResponderEliminar