segunda-feira, janeiro 23, 2012

Palácio de QueLuz, programa turístico para quem está em Lisboa

Ótima dica para o que fazer em Lisboa numa segunda feira por exemplo, ou para quem quer conhecer a arquitetura portuguesa no seu esplendor.

O Palácio Nacional de Queluz fica localizado na cidade de Queluz muito próximo a Lisboa. D. Pedro I nasceu neste palácio. Só que veio a invasão dos franceses, e a família real fugiu para o Brasil. Neste período, os invasores ocuparam o palácio e levaram muita coisa. Com a saída dos franceses, era necessário que a família real voltasse a Portugal. Quando eles voltaram, começou o inferno astral do rei, a Rainha Carlota Joaquina tomou partido do outro filho, Miguel. Este episódio faz com que Carlota seja exilada e vigilada pela polícia secreta em Queluz. Ela acaba morrendo no palácio em 1830, mas o rei morreu antes, em 1826. Com a morte do rei, os dois irmãos começam a brigar pelo poder, D. Pedro I, que em Portugal é conhecido como Pedro IV e o Miguel. D. Pedro I acaba ganhando, mas tinha voltado da batalha com tuberculose, e um mês depois acaba morrendo no quarto D. Quixote, em Queluz.
O Palácio de Queluz é o espelho da sociedade barroca de setecentos. É a imagem marcante de uma época em que imperava a teatralidade, a aparência e a necessidade de espaços amplos.
Muitas vezes comparado ao palácio de Versalhes, este palácio é, no entanto, uma construção bem portuguesa, nas escalas e no próprio espírito artístico.

Tempo da visita: Cerca de 30min você conhece bem, mas o tempo pode ser prolongado se você quiser fazer um passeio pelos jardins, e olhar os detalhes com mais calma.

Acesso: Na estação do Rossio pegar o comboio IC 19 (direção Sintra-Lisboa), desvio para Queluz; Comboio, com partidas de Sintra e de Lisboa a cada 10 a 15 min, saindo na estação de Queluz-Belas e caminhando cerca de 10 minutos até chegar no Palácio. A viagem de comboio dura 20min.

Também existem outras opções, quando fui em Queluz com meus avós, nós alugamos um carro com motorista e fomos desde o Porto, paramos na Mealhada para comer o famoso leitão e o vinho da região, depois fomos em Fátima, Queluz, Sintra e por fim Lisboa, foi ótimo. É sempre uma viagem agradável, o motorista conta histórias, tira dúvidas e ninguém precisa se preocupar em dirigir.

Horário: das 9h30 às 17h00
Ultima entrada às 16h30
Encerra à 3ª

Preço por Bilhete: (Palácio e Jardim) 4 € Cartão Jovem, Reformadas e 15 - 25 anos: Desconto < 14 anos e Lisboa Card: gratuito



1 comentário :