terça-feira, fevereiro 28, 2012

PORTO VS LISBOA: Os Portuenses são Tripeiros e os Lisboetas são os Alfacinhas.

As disputas entre os Tripeiros (do Porto) e os Alfacinhas (de Lisboa) são conhecidas por todos os portugueses de longa data. É tipo Paulistas e Cariocas no Brasil, a rixa entre o norte de Portugal e o sul já foi escrita, pintada, falada e retratada de todas as formas possíveis.

Uma das possíveis explicações:
Os Portuenses são conhecidos como Tripeiros, porque conta a lenda, que em 1415 para apoiar a preparação da armada para a conquista de Ceuta, os habitantes da cidade ofereceram aos expedicionários toda a carne disponível, ficaram só com as tripas. Não será por coincidência que o prato tradicional da cidade sejam as "tripas à moda do Porto".
Quanto aos Lisboetas, diz-se que surgiu quando houve a ocupação pelos árabes, estes teriam começado a cultivar o Alface. Era muito usada na culinária, perfumaria e até na medicina. Conta-se que num dos cercos à cidade, os habitantes tinham como alimento único a alface.

Sobre isso escreveu Eça de Queiroz: "Lisboa inveja ao Porto a sua riqueza, o seu comércio, as suas belas ruas novas, o conforto das suas casas, a solidez das suas fortunas, a seriedade do seu bem-estar. O Porto inveja a Lisboa a Corte, o Rei, as Câmaras, S. Carlos e o Martinho".

Dizem que os Tripeiros são simples, diretos e falam muitos palavrões, e os Alfacinhas são mais educados e pacientes, e há inúmeras piadas e brincadeiras com isso, acho engraçado quando a brincadeira é saudável e não agride ninguém.

 



0 comentários :

Enviar um comentário