quinta-feira, fevereiro 23, 2012

Portugal: O melhor peixe do mundo

É o título de um livro, de um documentário da TVI e de uma empresa com sede em Sesimbra. Mas o fato é que o mar tem alimento rico para as espécies, tem muitas correntes e isso obriga os peixes a fazer mais exercício, os peixes tem um pico de crescimento a partir dos 22° e isso faz com que a carne fique mais dura e com a temperatura média de 17° (no Verão) faz com que cresçam mais devagar e em consequência sejam mais saborosos, a forma artesanal como é pescado, essas e outras razões explicam o porque dessa afirmação. O peixe capturado em Portugal é considerado o de mais alta qualidade.

O restaurante Per Se, do chefe Thomas Keller, é considerado por todos, críticos e gourmets, o melhor restaurante dos Estados Unidos. Consome peixe português. Também em Nova Iorque, o Le Bernardin, do chefe Eric Ripert, só consome peixe português. Ferran Adrià, o melhor cozinheiro do mundo, já declarou que "Portugal tem o melhor peixe e marisco do mundo".

Na questão culinária, o português sabe cozinhar o peixe melhor do que ninguém. Grelhá-lo sem o secar e destruir, de forma simples para sentir seu sabor, sua frescura. Nas Escolas de Hotelaria, tem cursos de pós-graduação sobre o peixe e o marisco. Como sofisticá-lo, como fazê-lo acompanhar pelos legumes mais adequados.

"O Repórter TVI" falou com especialistas e foi ao mar, procurar as origens deste símbolo nacional. Desvendando, assim, porque é que o mundo inteiro anda atrás do peixe português e o que é que este tem de diferente e de exclusivo.






0 comentários :

Enviar um comentário