quinta-feira, junho 06, 2013

Via Verde, sistema de portagens eletrônico

O Via Verde é um sistema de portagens eletrônico utilizado em Portugal. Não tem comodidade maior, facilita muito já que não é necessário parar para pagar nas portagens, nem em  parques de estacionamento e até para abastecer o carro em Postos da rede Galp é mais rápido com o Via Verde.


O que é o Identificador?
Equipamento electrônico instalado na viatura, que permite a identificação do local e tempo de uso de determinada infra-estrutura através do estabelecimento de uma ligação com a antena instalada na via (sejam barreiras de portagem, parques de estacionamento, postos de combustível GALP e zonas urbanas limitadas).



Para os utilizadores do serviço Via Verde em auto-estrada aqui em Portugal, é necessário: adquirir um Identificador e associá-lo a um cartão de débito; afixar o Identificador no vidro da viatura e; utilizar as vias de circulação identificadas com o símbolo. No caso de carros alugados, o identificador pode vir junto, as empresas todas oferecem este serviço e no final paga o que utilizou juntamente com o valor do aluguel, é simples e facilita muito.

Um Identificador pertence apenas a uma viatura, por isso fica afixado no vidro, caso queira utilizar em outra viatura tem que comunicar.


Ao passar pela via exclusiva a utentes numa portagem, um identificador DSRC colado ao pára-brisas do veículo dialoga com uma antena presente na via e, salvo situações anomalas, o valor da portagem debita-se diretamente na conta bancária do cliente. Se o identificador não for válido (ou inexistente) ou a classe do veículo (tal como é detectada pelos sensores eletrônicos da pista) não corresponder à classe codificada no identificador, o veículo infractor é fotografado e inicia-se a tramitação legal.



Este sistema prevê um bom fluxo de tráfego: as vias reservadas a utentes do serviço têm um limite de velocidade de 40 a 60 km/h, embora se tenha demonstrado que o sistema pode funcionar corretamente a velocidades acima de 200 km/h.



Com a Via Verde  você pode estacionar em diversos parques de estacionamento:
Se precisar de estacionar, esqueça o pagamento manual, os trocos e o tempo perdido em filas de espera.

Como utilizar:
1- Carregue no botão Via Verde, na máquina de bilhetes à entrada do parque;
2- É efetuada a leitura do Identificador Via Verde;
3- A cancela abre.


À saída:
4- Na saída, é feita a leitura do Identificador Via Verde, de forma a registar o tempo de estacionamento;
5- Pode verificar o valor a pagar no visor da máquina de bilhetes;
6- A cancela abre, ficando registado no seu Identificador o tempo de estacionamento e o valor a pagar.



O valor será descontado através do cartão de débito associado ao Identificador Via Verde.



O símbolo é a chave para um estacionamento rápido e cômodo.



A Via Verde também está nos postos de abastecimento Galp: 
Quando entrar num posto de abastecimento Galp aderente, dirija-se às bombas identificadas com o símbolo Via Verde e siga as instruções disponibilizadas na bomba.


Para utilizar basta:



1) Carregar no botão Via Verde;
2) Digitar o código do cartão associado à Via Verde;
3) Se desejar recibo, premir a tecla de confirmação ou cancelar.



O valor do abastecimento é descontado automaticamente através do cartão de débito associado ao Identificador Via Verde.








3 comentários :

  1. Ione,
    Quando vi esse seu post fiquei tão feliz! Agora não tem como errar. Muito obrigada por sua gentileza nos e-mails e em todas os seus posts.

    ResponderEliminar
  2. O via verde é fácil e rápido, sem complicações. Ao visitar Portugal e alugar um carro esta é a maneira ideal de poder percorrer as estradas do nosso país.

    ResponderEliminar
  3. Voce sabe se todas as locadoras oferecem este aparelho? é cobrado o parelho? quanto?

    ResponderEliminar