quarta-feira, agosto 07, 2013

Porto, dicas imperdíveis de turismo e restaurantes

Fui convidada para escrever no Jornal Gazeta de Alagoas, na revista semanal Maré em "embarque" sobre a cidade do Porto, fiquei muito feliz com a matéria. Foi publicada em 07.07.2013. Segue para vocês o texto numa versão mais completa.

Troquei o Brasil por Portugal há 5 anos, me apaixonei pelo país e não foi a toa, é um dos destinos mais surpreendentes da Europa. Com uma cultura rica e uma história fortemente ligada à dos brasileiros, é um destino imperdível, com paisagens encantadoras, belas construções históricas e é garantia de experiências inesquecíveis.
Moro no Porto, uma cidade situada nas encostas do rio Douro já próximo da sua foz, foi classificada como Património Mundial pela UNESCO graças aos seus belos monumentos e edifícios históricos, o Porto é a segunda maior cidade de Portugal e possui vistas soberbas sobre as mundialmente célebres Caves do Vinho do Porto, na margem oposta do rio, em Vila Nova de Gaia. Embora amplamente industrializado, o Porto oferece uma síntese harmoniosa de atrações antigas e contemporâneas.
Visitar o centro histórico é sempre fascinante, com suas ruas estreitas e casas típicas com fachadas coloridas que preservam a história, a Ribeira é parada obrigatória.
O Porto recebe mais de um milhão de turistas por ano, por ser conhecida mundialmente pelo seu vinho, por isso fazer uma visita numa cave do vinho do Porto é a principal atração turística. O vinho do Porto, doce e fortificado é produzido a partir das uvas cultivadas na região do Douro e enviado para as caves de Vila Nova de Gaia, onde é preparado e envelhecido.
As igrejas são atrações turísticas pela riqueza em detalhes, com belas talhas, pinturas, esculturas e tesouros de arte. A imponente Sé do Porto é sem dúvida um monumento fascinante, vale a visita.  A Torre dos Clérigos é outro importante monumento da cidade, esta torre sineira de estilo Barroco foi concluída em 1763 e domina o centro antigo da cidade.
Adoro livros e arquitetura e quando consigo vou à Livraria Lello (1869), já foi classificada como uma das melhores livrarias do mundo, sem falar de sua arquitetura singular. Antes de entrar já fico encantada com a fachada com elementos de estilo neogótico e seu interior é de impressionar qualquer visitante.
Entro na Estação São Bento, só para admirar as paredes decoradas com azulejos que retratam a história do transporte e de Portugal, é fascinante! Já foi considerada das mais belas do mundo, e com toda a certeza é.
Vou sempre fazer compras na Rua de Santa Catarina, é uma rua comercial da Baixa do Porto, reservada apenas a pedestres, tem várias lojas de vestuário, além de ter numerosos vendedores de rua. E é lá que tem o famoso Café Majestic, um café histórico muito bonito.
Uma referência da arquitetura contemporânea é a Casa da Música, foi projetada pelo famoso arquiteto Rem Koolhaas, é uma dinâmica e moderna sala de concertos dedicada à criação e celebração da música, a grande diversidade de eventos abrange desde o jazz à música clássica e da atuação de DJs internacionais a espetáculos de world music. Sou suspeita para falar, adoro esse projeto e a análise é algo muito individual quando se entra em um edifício como esse, é uma verdadeira experiência sensorial.
Um dos meus lugares preferidos sem dúvida é Serralves, onde integra natureza, arquitetura e arte de maneira singular, está rodeado por vastos jardins com beleza única, o Museu de Arte Contemporânea de Serralves ocupa um moderno edifício projetado pelo renomado arquiteto português Álvaro Siza Vieira.
Moro na Foz do Douro, onde o rio e o mar se misturam e criam uma envolvência mágica e relaxante, com diferentes brilhos e luminosidade ao longo do dia, costumo fazer caminhadas no fim da tarde, aprecio a vista e sempre me surpreendo com o por do sol.
Uma das coisas que mais aprecio em Portugal é a comida, tem uma gastronomia rica e variada principalmente pelo contato que tiveram com outras culturas. Dizem em Portugal que existem mil e uma maneiras de cozinhar o bacalhau, e a verdade é que o bacalhau é a pérola da culinária portuguesa.
Como herança da época colonial os doces portugueses utilizam grandes quantidades de açúcar, já os ovos que também são muito utilizados foram herança das freiras na Idade Média que engomavam as abas de suas toucas com claras de ovos e as gemas para não desperdiçar aproveitavam para fazer os doces. 

Uma lista de restaurantes a não perder:

1 - Restaurante Shis, o meu preferido!

O restaurante Shis fica literalmente em cima da Praia do Ourigo, na Foz do Douro. É ideal para almoçar em dias de Sol, com o azul do mar ao fundo, para um jantar romântico com a praia iluminada e com o Farol como vista ou um almoço que mesmo com chuva a vista e a água do mar batendo nas vidraças encanta. Três gastronomias se juntam a japonesa, internacional e portuguesa, o espaço é sofisticado, integrando-se plenamente na paisagem, com grandes janelas rasgadas sobre o mar. A refeição tem que terminar com o Fondant de Caramelo, é a minha sobremesa favorita!

2 - Para comer as típicas Francesinhas: Capa Negra
A especialidade da casa é um sanduíche constituído por Bife, Salsicha fresca, linguiça, fiambrino, queijo e molho especial à base de tomate, cerveja e piri-piri, são acompanhados de ovos estrelados (no topo do sanduíche) e batatas fritas. O Capa Negra é um bar restaurante bem simples e regional, bem descontraído, perfeito para tomar um fino (um chopp) ou uma super bock (melhor cerveja portuguesa!) e comer a famosa e deliciosa Francesinha. Experimente essa delícia que teve origem na cidade do Porto!

3 - Restaurante Quarenta e 4, Porto - Muito bom!

No restaurante Quarenta e 4 a cozinha mediterrânea e a cozinha tradicional portuguesa se misturam em perfeição, também há uma área de sushi. Fica na rua das marisqueiras (restaurantes de mariscos), como é conhecida a Rua Roberto Ivens em Matosinhos. O espaço é amplo com decoração moderna e ambiente muito agradável.

4 - Wine Cellar, dentro do restaurante Porto Novo no Sheraton Porto Hotel & Spa

O Porto Novo tem decoração requintada e sofisticada, e dentro do restaurante tem uma garrafeira em vidro, a Wine Cellar, super moderna, onde é possível entrar, apreciar e escolher uma vasta seleção de vinhos portugueses, além de no interior privilegiado da garrafeira você pode experimentar um novo conceito de Jantar Privado, os vinhos passam a ser os atores principais, numa atmosfera vínica única. Pode saborear o seu vinho em harmonia com os pratos, onde a cozinha tradicional portuguesa é o destaque.
Pode marcar com um grupo restrito de pessoas, é mesmo uma experiência que certamente não vão esquecer!

5 - Hotel The Yeatman e o Restaurante Enogastronómico - Porto

O Hotel The Yeatman é luxuoso, 5 estrelas, localizado em Vila Nova de Gaia, tem vista panorâmica para o Rio Douro e Centro Histórico do Porto. É um verdadeiro refúgio luxuoso numa varanda sobre o Porto, tem com toda a certeza a melhor vista possível para a cidade do Porto, é espetacular! Marque um jantar para apreciar a incrível vista. É o local de escolha para o hóspede mais exigente, para os amantes de vinho e da boa gastronomia. O Spa é uma experiência fascinante.

Uma indicação imperdível: Restaurante Cozinha da Terra - Pertinho do Porto você vai conhecer um dos segredos da culinária portuguesa

Para turista nenhum esquecer que um dia conheceu esse restaurante!
Numa antiga casa de lavradores, guarda segredos de uma típica culinária portuguesa, receitas de várias gerações com confecções sublimes. Aconchegante e muito simples, com paredes de pedras e teto de madeira, tem decoração rústica, o que deixa a arquitetura brilhar, e fazem deste espaço especial e único, o bem preservado e sem descanso forno a lenha é a atração principal. É aproximadamente 35km da cidade do Porto, e posso garantir, vale cada quilometro!
A cidade do Porto é um destino imperdível não apenas pelas suas próprias atrações, mas também pelas pequenas cidades que o cercam. Se Porto está em seu roteiro, reserve alguns dias para essas viagens curtas.
Guimarães é um dos berços portugueses e está no caminho para o norte do país, então vale uma visita. O Castelo de Guimarães é um dos mais bonitos e interessantes de Portugal e possui um museu que é parada obrigatória.
Braga possui um centro histórico cheio de igrejas barrocas e é nela que está a catedral mais antiga do país, construída no século XII.
A cidade de Coimbra é mundialmente conhecida por ser um importante centro universitário, tendo a Universidade de Coimbra como estrela principal. Vale a pena conhecer o gigantesco campus e visitar as construções históricas da cidade.

2 comentários :

  1. Faltaram as imagens, afinal, uma imagem vale mais que mil palavras.

    ResponderEliminar
  2. Olá,

    Estou fazendo uma pesquisa para a criação de um novo produto.

    Gostaria da sua ajuda para preencher um questionário, leva apenas 2 minutos.

    https://pt.surveymonkey.com/r/?sm=XHffAKkm0un6yarrWf6aMxgI24NQEfKSgDEeOZpm7lA_3D

    Obrigado

    Tiago Vital

    ResponderEliminar