quarta-feira, outubro 30, 2013

Clima em Portugal

Portugal é um dos países europeus mais amenos: a temperatura média anual em Portugal continental varia dependendo da região.

Os Verões são amenos, o Outono e Inverno são tipicamente ventosos, chuvosos e frescos sendo mais frios nos distritos do norte e central do país, nos quais ocorrem temperaturas negativas durante os meses mais frios. No entanto, nas cidades mais ao sul de Portugal, as temperaturas só muito ocasionalmente descem abaixo dos 0 graus, ficando-se pelos 5 graus nos dias mais frios.

Normalmente, os meses de Primavera e Verão são ensolarados e as temperaturas são altas durante os meses secos de Julho e Agosto, podendo ocasionalmente passar dos 40 graus, em boa parte do país, em dias extremos.

A neve ocorre regularmente em quatro distritos no Norte do país: Guarda, Bragança, Vila Real e Viseu. No inverno temperaturas inferiores a -10 graus e nevões ocorrem com alguma frequência em pontos restritos, tais como a Serra da Estrela, a Serra do Gerês e a Serra de Montesinho, podendo nevar de Outubro a Maio nestes locais.

Os arquipélagos da Madeira e dos Açores têm uma faixa mais estreita de temperatura, com temperaturas médias anuais que excedem os 20 graus

QUANDO IR EM PORTUGAL

Os melhores meses são os da primavera, entre abril e junho e aqueles de outono entre setembro e outubro. Os meses de verão são muito quentes, mas ótimos para as pessoas que querem ficar nas praias do Algarve.

1 comentário :