sábado, maio 24, 2014

12 atrações grátis em Lisboa

1 - CHIADO - Um dos bairro mais emblemáticos e tradicionais de Lisboa, é o bairro da Belle Époque do século XIX, quando escritores e artistas se reuniam nos cafés, o destaque é o café A Brasileira, com a estátua do poeta Fernando Pessoa, sendo ainda referida a reconstrução de vários edifícios feita pelo renomado arquiteto português Siza Vieira, depois de um incêndio que destruiu parte daquele local em 1988.

E sua atrações...

Rua Garrett - A Rua Garrett é o centro do Chiado, pólo intelectual de Lisboa do século XX. Ligada pelo Largo do Chiado e pela Rua do Carmo é em seu redor que se situa a ópera (Teatro Nacional de São Carlos), bem como o Teatro São Luiz e o Teatro da Trindade; as mais famosas livrarias da cidade, como a primeira Livraria Bertrand, fundada em 1732 e o centenário Café A Brasileira, onde já se reuniram grandes vultos da cultura portuguesa do século XX.

Foto: Wikipedia

Café A Brasileira - É nesse antigo café que o escritor mundialmente famoso, Fernando Pessoa, parava para tomar uns golinhos de café e para escrever os seus poemas inesquecíveis.

Foto: Wikipedia

Largo do Carmo - Neste largo, resistem as ruínas do Convento do Carmo, construído no século XIV, em frente ao convento, encontra-se o Chafariz do Carmo (1771), abastecido pelo Aqueduto das Águas Livres.

 Foto: Wikipedia


2 - O PARQUE EDUARDO VII - É o maior parque do centro de Lisboa, no topo norte do parque, está hasteada uma mega bandeira de Portugal que representa o orgulho do povo em ser português e de Lisboa em ser a capital do país à semelhança de outras capitais europeias. Situa-se no extremo norte da Avenida da Liberdade, por trás da Praça Marquês do Pombal.

Foto: Wikipedia


3 - AVENIDA DA LIBERDADE - Pode visitar as lojas com fachadas antigas e contemplar as famosas calçadas (em Portugal, passeios) decorados a preto e branco.

Foto: Wikipedia

4 - O PARQUE DAS NAÇÕES - É a marca da Lisboa contemporânea, um local onde os lisboetas se divertem, apreciam espectáculos, passeiam, praticam desporto, fazem compras, trabalham e vivem, com qualidade e em harmonia. O Parque das Nações compreende a área onde se realizou a Exposição Mundial de 1998.

Frequentado tanto de dia como de noite, reúne inúmeras atracções: pode optar por um passeio junto ao rio ou apenas apreciar a Ponte Vasco da Gama sentado à beira-rio; visitar alguns dos pavilhões, como o Oceanário, o Pavilhão da Realidade Virtual, o Pavihão do Conhecimento; ver concertos ao vivo no Pavilhão Atlântico; andar de teleférico; pode ainda atravessar a estrada e fazer compras no Centro Comercial Vasco da Gama; deliciar-se com uma refeição especial em alguns dos melhores restaurantes da cidade; ou apenas tomar uma bebida num dos muitos bares desde local.

Foto: Wikipedia

5 - O BAIRRO ALFAMA - Com suas ruas típicas que sobem em direção ao castelo, onde os arqueólogos encontraram vestígios de ocupação no século VII A.C. É o mais antigo e um dos mais típicos bairros da cidade de Lisboa. Por cima e envolvendo Alfama fica a colina do Castelo de São Jorge, fortaleza e palácio real até ao século XVI, vale a pena visitar, a vista é maravilhosa.


Foto: Wikipedia

6 - O MIRADOURO DE SANTA CATARINA - Este miradouro fica situado numa das colinas da cidade antiga e possui uma deslumbrante vista sobre o Rio Tejo e sobre a margem sul deste. 

Foto: Wikipedia

Acessos: Elevador da Bica. Autocarro: 15; 100. Eléctrico: 28.
Observações: Situa-se no jardim do Alto de Santa Catarina, desde 1883.

Elevador da Bica - O elevador da Bica, inaugurado em 1892, foi o terceiro do seu tipo construído em Lisboa. É uma das principais atrações turísticas da cidade.

Foto: Wikipedia

7 - O TERREIRO DO PAÇO - A Praça do Comércio, mais conhecida por Terreiro do Paço, é uma praça da Baixa de Lisboa situada junto ao rio Tejo, foi o local do palácio dos reis de Portugal durante cerca de dois séculos. É uma das maiores praças da Europa, com cerca de 36 000 m² (180m x 200m). É a principal praça e o centro da cidade de Lisboa. A praça que se vê hoje é a do século XVIII (renovada em 2010), já que a original foi destruída pelo terramoto de 1755. Foi redesenhada com um arco triunfal virado para o Tejo. Ao centro tem um monumento com uma estátua de Dom José I. 
Pode encontrar vários cafés e bares históricos da cidade, um dos mais conhecidos é o "Martinho da Arcada", abriu em 1782 e é conhecido pela sua ligação a escritores como Fernando Pessoa, fica por baixo das arcadas no canto nordeste da praça. Não esqueça de tomar uma Ginja! Ginja ou Ginjinha é um licor muito popular em Portugal.


8 - A SÉ CATEDRAL - Foi construída no século XII, após a tomada da cidade aos mouros por D. Afonso Henriques, e apresenta-se hoje como uma mistura de estilos arquitetônicos. É classificada como Monumento Nacional desde 1910.

Foto: Wikipedia

Acessos: Largo da Sé; Rua Augusta Rosa; Beco do Quebra Costas

9 - MUSEU DO DESIGN E DA MODA - Aqui você pode apreciar coleções temporárias e uma coleção permanente de moda e design de muitos dos principais designers do mundo.


Foto: Pedro Rosa MUDE2014
Horário de funcionamento

Inverno - 3ª feira a Domingo 10h-18h - Última entrada 17h45
Verão - 3ª feira a Domingo 10h-20h - Última entrada 19h45
Encerra 2ª feira

Endereço: R. Augusta, 24 - 1100-053 Lisboa
Contato: + 351 218 886 117 / 23
Email: mude@cm-lisboa.pt
Fax: (+ 351) 218 886 124
Website: http://www.mude.pt

10 - MUSEU COLECÇÃO BERARDO - Uma referência em Lisboa, um museu de arte moderna e contemporânea, com grandes nomes da arte nacional e internacional, como Marcel Duchamp, Pablo Picasso, Salvador Dalí, Andy Warhol, Francis Bacon, Maria Helena Vieira da Silva ou Helena Almeida.

Foto: http://pt.museuberardo.pt

Endereço: Praça do Império 1449-003 Lisboa Portugal
Contato: +351 213 612 878
Fax: +351 213 612 570
Email: museuberardo@museuberardo.pt
Website: http://pt.museuberardo.pt

11 - A CASA FERNANDO PESSOA - Um dos lugares mais procurados de Lisboa, o edifício mostra o ambiente onde o poeta viveu e escreveu muitas das suas obras. A fachada original e o quarto que foi ocupado por Fernando Pessoa foram mantidos, mas o restante foi remodelado. O mobiliário foi criado por designers portugueses convidados. A casa-museu tem entrada gratuita todos os dias.

Foto: http://casafernandopessoa.cm-lisboa.pt


Endereço: Rua Coelho da Rocha, 16, Lisboa.
Contato: (+351) 213 913 270.
Horários: De segunda a sábado, das 10h às 18h.
Site: www.casafernandopessoa.cm-lisboa.pt
Entrada: gratuita

12 - O BAIRRO SANTOS - Era uma antiga zona industrial e agora os comerciantes querem transformar o local e dar uma nova vida com lojas de Moda e Design, criaram o Santos Design District. Espaços novos e interessantes como o LX Factory que é agora um centro de artes, moda, publicidade e design.

Atraíndo visitantes para eventos especiais como o "Open Day," um dia dedicado a exposições, música e outras atividades. Aos domingos realiza-se um mercado ao ar livre onde se apresentam uma variedade de produtos, desde artigos em segunda mão a artesanato original.
LX Factory

Começou a atrair também restaurantes e bares sofisticados. É também um local conhecido pela vida noturna agitada, já que cerca de quatro mil jovens estudam nas diversas universidades do bairro.

Mapa: http://www.santosdesigndistrict.com

Endereço: Rua Rodrigues Faria 103 - Alcântara
Contato: +351 213 143 399 

3 comentários :

  1. Ótimas dicas,já conheço várias das mencionadas, mas tb sugiro o Museu do Coche, a Torre de Belém, o Castelo de São Jorge, O Panteão, a Torre de Belém e, é claro, uma gostosa espetada de camarões no restaurante O Cardo. Portugal é uma delícia!!!!

    ResponderEliminar
  2. Que lista tão estúpida. Ninguém precisa de recomendações para andar nas ruas de Lisboa!

    ResponderEliminar