domingo, junho 29, 2014

Santuário de Fátima - Como chegar? Quando ir?

Fátima é uma das maiores cidades de peregrinação católica do mundo, seja para pagar uma promessa ou por pura curiosidade.
O santuário tinha uma pequena capela no local onde em 1917 Lúcia, Jacinta e Francisco viram Nossa Senhora pela primeira vez. A Capela das Aparições é um dos lugares mais visitados. Era ali que estava a azinheira sob a qual a Virgem apareceu. A árvore acabou morrendo, já que muitos peregrinos arrancavam seus galhos. Hoje, em seu lugar, está a famosa imagem de Nossa Senhora. Ali ocorrem missas várias vezes ao dia em diferentes idiomas e, ao seu lado, está uma área onde são acendidas centenas de velas diariamente. 
Independente de crenças ou fé, o Santuário tem uma energia muito forte. Todos que passam por lá dizem a mesma coisa, gosto muito de ir lá, pelo menos uma vez por ano. 
Além da Capela das Aparições, em 2007 foi inaugurada a enorme Basílica da Santíssima Trindade, que consegue receber cerca de 8.000 pessoas de uma só vez.


COMO CHEGAR

O Santuário de Fátima está situado 130 km ao norte de Lisboa, 200 km ao sul do Porto e 85 km ao sul de Coimbra.

O melhor acesso é de carro ou de ônibus. A cidade fica a cinco minutos do acesso à auto-estrada A1, que liga Lisboa ao Porto. Para quem vai de carro o estacionamento é gratuito e enorme! É possível também ir de trem, mas não é a melhor opção, já que a estação fica longe do santuário (enquanto a estação de ônibus fica próxima), a estação de trem se localiza a 23 km de distância. 
Os ônibus que partem de Lisboa saem do terminal Sete Rios (pode ir de metrô, descendo na estação Jardim Zoológico) a partir das 7h e o último para voltar é às 20:00h. Preço: 19.60€ ida e volta. Se quiser conferir horários de outras cidades, consulte o site da Rede Expressos: http://www.rede-expressos.pt

QUANDO IR

O Santuário está aberto o ano todo, inclusive Natal e Páscoa. Os dias 12 e 13 de maio recebem alguns milhares de peregrinos por conta da celebração da data da primeira aparição de nossa Senhora no local. Nos outros meses, todo o dia 13 também recebe muita gente. 


VISITE TAMBÉM

Procure conjugar a visita com outros lugares, como Óbidos, Batalha, Nazaré ou Alcobaça, pois a visita a Fátima, em geral, não leva mais do que 2 ou 3 horas. Faça um bate-volta do Porto ou Lisboa,  é o ideal, não vale a pena dormir na cidade de Fátima.
Se você está em Lisboa e vai dormir em Coimbra ou mesmo no Porto, ou vem do norte e vai se hospedar em Lisboa, dá para fazer uma parada em Fátima no meio do caminho. Só tenha cuidado     com um detalhe: não deixe a bagagem a amostra no carro. Todas as malas devem estar escondidas no carro, tem muitos assaltos não só em Portugal mas em qualquer lugar da Europa, procure esconder seus pertences. 

1 comentário :

  1. Parabens! Adorei as dicas. Aproveitando, gostaria de pedir sugestoes de roteiro, pois eu, meu esposo e bebe iremos passar 17 dias em santarem, para estudo, mas nos fins de semana gostariamos de visitar alguns lugares. Em um fim de semana iremos para Lisboa e em outro gostariamos de ir em fatima e cidades proximas. o que vc indica? obrigada e sucesso!

    ResponderEliminar