terça-feira, outubro 28, 2014

Roteiro Carnaval: Do Porto ao Alentejo em Fevereiro

PORTO

O Porto é a principal cidade para explorar as belezas e delícias do Norte de Portugal, o circuito básico começa nos bares da Ribeira e nas Caves de vinho do Porto em Vila Nova de Gaia.

O Hotel The Yeatman tem uma das vistas mais bonitas e um spa de sonho. O Spa Vinothérapie é um conjunto de saunas e piscinas, com massagens, tratamentos relaxantes e de beleza, a idéia é relaxar e desfrutar de vistas incríveis da cidade do Porto.

O Porto tem endereços clássicos como o Café Majestic, a Torre dos Clérigos, a livraria Lello, a Sé Catedral.

Quantos dias para conhecer? 2 a 3 dias.

DOURO

A cidade do Porto é o local do envelhecimento e do comércio do vinho, mas é em Peso da Régua ou apenas Régua que foca o centro dos produtores da primeira região vinícola demarcada do mundo, o Alto Douro, declarado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. A cidade fica situada na região de Trás-os-Montes.

O Douro assemelha-se a uma tela que vai mudando de cor consoante a estação do ano, pintada pelas folhas e flores das diversas plantações. Na primavera, quando as amendoeiras florescem, o branco e o violeta misturam-se com o verde das folhas. Já no outono, os montes e vales são cobertos por um manto de castanho e cobre. O verde da vegetação contrasta com o brilho das águas.


Quantos dias para conhecer? Se for de carro, quando chegar na Régua poderá alugar um barco e fazer um pequeno passeio e já dá para ver a beleza da região. Mas o ideal é ficar pelo menos 3 dias para descansar e realmente aproveitar o que a região tem de bom.

Como chegar?

O roteiro pelas vinícolas pode ser feito de carro, de barco ou de trem. Sempre vou de carro partindo do Porto.

Fazendo o percurso desde o Porto, pode seguir pela Estrada Nacional 108 (E.N. 108) até Entre-os-Rios e depois seguir a margem do Rio Douro até à Régua. A A24 liga Chaves a Viseu pelo coração do Alto Douro Vinhateiro.

Viajar de trem de Peso da Régua a Pocinho, passando por Pinhão, é uma opção de passeio agradável. São 175 quilômetros de distância, dos quais cerca de cem são feitos avistando o rio. 

Avião: Para quem mora fora de Portugal e pretende conhecer esta região, pode sempre reservar os voos para o Aeroporto Francisco de Sá Carneiro (Porto), que é uma das principais vias de entrada da região noroeste da Península Ibérica. 

Onde ficar?

A cinco minutos da Régua, em pleno vale do Douro, o Aquapura Douro Valley é outro refúgio luxuoso, localizado na margem sul do rio. O Aquapura Douro Valley mesmo com chuva ou frio ainda consegue aproveitar e desfrutar a paisagem e o hotel que é maravilhoso! O restaurante é muito bom e o spa sensacional.

Onde comer?

Com uma gastronomia tão rica, vai querer provar as delícias que a região tem para lhe oferecer. Um dos melhores é sem duvidas o restaurante DOC do chef Rui Paula.

BAIRRADA

No roteiro dos vinhos, outra parado obrigatória é sem duvida a Bairrada, esqueça o luxo, os restaurantes simples e as casas rurais nos levam a uma Portugal modesta. 
Se prepare para comer o prato típico da região, o leitão à Bairrada, assado no espeto, servidos com vinhos da região, batatas fritas e salada para acompanhar.
Tem várias opções de restaurantes, os mais conhecidos: Pedro dos Leitões e Meta dos Leitões.


Quantos dias para conhecer? Minha indicação é fazer apenas uma parada, um almoço e seguir viagem.

LISBOA

Em Lisboa deve visitar Castelo de São Jorge, Praça do Comércio, Chiado, Sé Catedral de Lisboa, Bairro Alto (diversão noturna), Alfama, Mosteiro dos Jerónimos, Jardim Botânico, Jardim do Ultramar, Centro Cultural de Belém, Museu dos Coches, Padrão dos Descobrimentos, Torre de Belém, As Docas… Ande de Elétrico (ou bonde) é uma viagem extraordinária. 

Passe por Cascais, Praia do Guincho, Cabo da Roca.

Não perca Sintra e todos os lugares maravilhosos como o Palácio Nacional, e como travesseiros na Piriquita.  

Quantos dias para conhecer? 3 dias.

ALENTEJO

O Alentejo é uma região a apenas 100km de Lisboa. As suas cidades e vilas são das mais pitorescas de Portugal, brancas para proteger do calor extremo no Verão e com o rodapé pintado de uma cor forte. 

Évora é o coração do Alentejo e pulsa em meio a planícies onduladas, a apenas 130 quilômetros de Lisboa.

Foto: Wikimedia

No coração da cidade, entre os monumentos muito antigos, encontramos colunas romanas de granito, em base de mármore, conhecidas como Templo de Diana.
Uma das cidades mais interessantes que já conheci foi Monsaraz. De Évora para Monsaraz a distância é de 50 minutos aproximadamente.


Quantos dias para conhecer? Évora é uma cidade pequena, um dia já dá para conhecer o centro histórico. Monsaraz basta algumas horas.

Temperatura em fevereiro: mínima 5 graus e máxima 15 graus aproximadamente.

O Carnaval é uma boa época para conhecer Portugal? Não posso dizer que seja a ideal, pode chover e ainda é bastante frio. Mas dá para aproveitar as paisagens que Portugal tem para oferecer. 

0 comentários :

Enviar um comentário