1- Os portugueses não são burros!

O problema é que nós falamos brasileiro e eles, português, o que é muito diferente. Não é assim tão fácil entender o idioma e fazer-se entender. Por isso acontecem muitas situações engraçadas, ou às vezes nem tanto, mas tudo pela diferença de girias e maneira de falar.

2-Muitas referências do Brasil em Portugal

Sim, você vai se impressionar com a presença do Brasil, sua cultura e a quantidade de brasileiros em Portugal. Prepare-se para ouvir músicas, ver novelas e até ouvir gírias e referências constantes do Brasil, programas de TV e até o abrasileiramento da lingua portuguesa. São tão fortes e incontáveis os laços que nos unem que você vai se surpreender, mesmo para aqueles que não descendem de portugueses.
3- A comida portuguesa não é apenas bacalhau
Há mais de 100 receitas à base de peixe, mas não é o único prato típico, e não é só o peixe a base da culinária portuguesa! Você vai se surpreender e comer cabrito, porco, pato etc.
4- Espere encontrar paisagens e arquitetura muito parecidas com a nossa
Claro que você vai encontrar paisagens diferentes, há castelos e palácios e uma infinidade de construções antigas belíssimas e diferentes, mas tem muita coisa parecida, especialmente com o Rio de Janeiro e Salvador.

5- Cabral não é famoso por lá
Pero Vaz de Caminha e Vasco da Gama são muito mais conhecidos.

6- O típico português não é do tipo “lápis na orelha”, bigodudo, garrafeiro ou aqueles do livro de história que você conheceu
Não imagine encontrar o português estereotipado que conhecemos no Brasil, dono de boteco, garrafeiro e lápis na orelha com calça risca de giz e dono da padaria, ou os dos livros de história que eram maléficos, feios e desumanos.
7- Não toca apenas Fado na rádio
A programação é internacional, nacional popular, brasileira e só se ouve Fado em Casas de Fado.
8- Não pense que não vale a pena ir apenas para Portugal numa viagem
No lugar de marcar viagem para inúmeros países e nem dar valor a Portugal, ou mesmo esticar até à vizinha Espanha, explore bem Portugal, de ponta a ponta, em duas semanas. É tudo perto. E quando retornar, diga que “conheceu” Portugal, não apenas que “esteve” lá, tem muita história, muita comida boa, muita paisagem e lugar bonito para descobrir!
9- Os portugueses não são antipáticos!
Muitos brasileiros que visitam Portugal comentam que tiveram algum episódio chato de taxista mal educado, realmente acontece! Mas a culpa é dos brasileiros que moram em Lisboa principalmente, que são folgados, mal educados, bagunceiros e se acham donos do pedaço, além das inúmeras mulheres que é melhor nem comentar o tipo de coisa que vão fazer em Portugal. É lamentável, não nego, mas temos que compreender que eles estão cansados disso tudo. Mas claro que existem brasileiros que moram em Portugal e são educados, mas infelizmente muitos portugueses não têm uma imagem positiva dos brasileiros, acham que somos preguiçosos e só queremos festa. E não tenha dúvidas que os portugueses são simpáticos, um povo honesto, trabalhador e muito afável.
10- Não ache que vai ser fácil entender as placas e nomes de ruas, estradas, cidades e lugares
Nomes como Carrazeda de Ansiães, Grelos (brotos de couve), Manique do Intendente, Lamas do Chelão, Caldas de Manteigas, lugares como cabeçudo, Orelhudo e Mal-lavado, Cabaços, “aderente” (sistema de cobrança automática de pedágio), “Berma” (acostamento), “ Portagem” (pedágio), passadeira (faixa de pedestre) entre outros.

11- Os portugueses adoram cortesia e gratidão
As palavras “Por Favor”, “Obrigado”, “É um prazer” e “Desculpe”, faladas no idioma do país são muito bem recebidas e fazem uma grande diferença. Boas maneiras são sempre bem recebidas: Pediu algo, devolva. Ganhou, agradeça. Usou, guarde. Abriu, feche. Sujou, limpe. Desarrumou, arrume. Respeite para ser respeitado.

E não esqueça que nem tudo pode acontecer como o planejado. O melhor é usar sempre o bom senso, maturidade e tolerância. É imprescindível manter a mente aberta, sem preconceitos. Interagir com o novo ambiente e realidade, assimilar hábitos e costumes e, principalmente, tolere as diferenças culturais e aprenda com tudo isso.

Este post tem 14 comentários

  1. Excelente mesmo!!!Sou Português, muita gente pensa que somos como ha 40 anos atrás. Ainda tem desses mas vivem mais no interior e recusam-se a evoluir lol. O Brasileiro cá,trabalha muito ,sempre vi isso,e empresta um bocado da sua alegria e boa vida ao Português!!
    Parabéns pelo blog!!:)

  2. Olá Karina, fico feliz! Espero que goste e tenha uma ótima viagem! 🙂

  3. Não acho que os "portugueses acham que somos preguiçosos e só queremos festas". Na verdade o jeito deles falarem é que dão um ar de antipatia, mas é só o jeito. Eles só são simples e diretos, coisa que nós brasileiros encaramos como antipatia.
    Quem quiser pode acompanhar minha aventura em Portugal pelo blog: http://apiadadeportugues.blogspot.pt/

  4. Olá Ione, descobri hoje o teu blog e resolvi parar neste post's. Eu acho interessantes estas diferenças entre portugueses e brasileiros. Quando estive no Brasil senti-me muito bem acolhida e as pessoas até achavam piada ao meu "sotaque"(eu gosto imenso das vossas expressões e do vosso modo de levar a vida). Nós pottugueses somos um povo mais melancólico que eu associo muito ao tempo dos descobrimentos, a partida dos maridos para a descoberta do mundo e a saudade que deixavam em quem cá ficava. Temos uma cultura e gastronomia bastante interessante e diversa (existe muito contraste entre o norte, sul, interior e litoral) e a qual vale mesmo a pena conhecer.
    Vou continuar a seguir com atenção estas tuas dicas 🙂
    bjs Rita

  5. Creio que o que escreveu é tendencioso…para não dizer mentiroso. Os portugues são sim filhos da puta mesmo. Mal educados e querem ser bem tratados quando vem ao Brasil mas não estão dispostos a tratar bem os brasileiros. Roubaram….roubaram e roubaram a nação brasileiro por quase 300 anos e hoje saem para fazer subempregos em paises com França e Inglaterra.
    Não esqueçam jamais que esses portugues ai são os filhos, netos e bisnetos ou sejam descendentes dirretos dos pirratas e saqueadores, por que não dizer assasinos de indios e africanos.

  6. As vezes a verdade doi, é tem como fugir da verdade, excluindo o texto ou fechando os olhos, mestre que não tem medo da verdade e deixe ai meu comentario.

  7. So uma pesso anormal pensa isso…

  8. Olha o complexo de inferioridade.

  9. Que opiniões estereotipadas!
    Primeira, os brasileiros também falam a língua portuguesa, no entanto, com variações, assim como acontece mesmo dentro do Brasil.
    Segundo, é óbvio que vamos relembrar o Brasil ao chegarmos em Portugal, tanto na cultura, como na arquitetura e inclusive em alguns pratos típicos, isso é óbvio porque fomos colonizados por eles, não?!
    E para não prolongar,há portugueses e portugueses, alguns cordiais outros inóspitos, assim como acontece em todos os lugares do mundo, agora você dizer que é culpa do brasileiros, por favor, isso é uma visão sem estudo, extremamente ridícula e estereotipada.
    Ah, só um detalhe todo o mundo gosta de cordialidade, no Brasil também, usamos por favor, com licença, bom dia, etc.

  10. Cala a boca….nem sabe o q fala….ridiculo!!!!

  11. Há brasileiros e brasileiros…Há portugueses e portugueses…

  12. O senhor não sabe o que diz. Aconselho a ter aulas de boa educação

  13. Que síndrome de vira-lata o brasileiro tem, o senhor precisa se tratar, afinal, em 1500 as civilizações eram "inferiores" as européias, assim não tendo como outra opcao, a não ser, colonizar e saquear!

Deixe uma resposta

Fechar Menu