Para turista nenhum esquecer que um dia conheceu esse restaurante! 
Numa antiga casa de lavradores abastados do século XVII, intacta e bem preservada, guarda segredos de uma típica culinária portuguesa, aconchegante e muito simples, com paredes de pedras e teto de madeira, o bem preservado e sem descanso forno a lenha, uma decoração simples e rústica, deixando a arquitetura brilhar, fazem deste espaço especial e único. O serviço é maravilhoso, as empregadas de mesa são de uma gentileza e delicadeza sem igual, assim como o profissionalismo. 


O segredo é não ter segredos e Teresa Ruão desvenda receitas de várias gerações com confeções sublimes. Rojões no “pingue” com castanhas e migas de sarrabulho são das que ninguém prescinde.

Os pratos são sempre trocados, cada vez é uma agradável surpresa para ninguém colocar um defeito!

Distância: Para chegar no restaurante só mesmo com um bom GPS, é mesmo escondidinho, de carro é aproximadamente 35km da cidade do Porto, e posso garantir, vale cada kilometro! 

Algumas das maravilhas: presunto laminado, legumes gratinados, alheiras caseiras, migas de carne com morcela, e fritada de broa… Serve-se, por exemplo, a açorda de bacalhau e gambas gratinada no forno, o bacalhau servido num pão de lenha sobre cama de legumes, os rojões no «pingue» com castanhas e migas de sarrabulho e grelos, ou o arroz de pato da aldeia no forno e gratinado com queijo. Do forno do pão sai o cabritinho do monte em marinada e a vitela com molho de laranja servida com amêncoas. Por encomenda escolha-se o capão recheado e assado no forno, acompanhado de batatinhas, arroz, esparregado e farofa, ou o folhado de peixe com molho acoentrado. A tarte folhada de maçã quente com nata e canela é sublime – assim como o queque de noz feito na hora e servido com gelado e ovos moles. 


Endereço: Largo da Herdade 8, Louredo
Contato: 255 780 900
Website: http://www.cozinhadaterra.com/
Almoço 12:30 às 15:00; Jantar 20:00 às 22:00 (sempre por marcação); Encerra aos Domingos (jantar) e às Segundas
Preço médio: 30 euros



Deixe uma resposta

Fechar Menu