Pensando em morar em Portugal? Temos dicas importantes para você!

Quando o assunto é morar fora, Portugal é um dos destinos Top 5 para muitos brasileiros. Aliás, uma pesquisa realizada no fim de 2018 mostrou Portugal, Estados Unidos e Canadá como os lugares preferidos de quem têm o sonho de morar fora do Brasil.

Seja pela proximidade do idioma, as várias opções de conseguir viver de forma legal ou pelo custo de vida relativamente mais baixo, o fato é que morar em Portugal está na cabeça de muitos brasileiros. Mas calma que as coisas não são fáceis como parecem! Afinal, se mudar de casa já dá trabalho, imagina de país!

Duas coisas são fundamentais para você alcançar o sonho de morar em Portugal: informação e planejamento. Ainda em que estamos aqui para te ajudar a alcançar os dois! Veja algumas coisas importantes que você precisa saber para arrumar as malas e partir para a terra de Camões.

1.Saber como é morar em Portugal

A primeira coisa a se considerar é como é morar em Portugal. Uma mudança como essa precisa de muita, mas muita pesquisa. E não vale só blog de turismo, pois mudar de país pode ser um grande desafio nos primeiros meses, por isso, é importante recolher o máximo de informação sobre sistema de saúde, funcionamento das escolas infantis, transporte público, por aí…

Da nossa parte, apesar de saber que todo lugar tem sua dificuldade, somos apaixonados por essa terrinha. A culinária, as cidades, as belezas naturais, a cultura… Portugal é um país incrível e, se você não pretende vir para morar, é um destino que, com certeza não pode faltar no roteiro das suas férias (fica a dica!).

A familiaridade com o idioma existe mesmo e facilita bastante o dia a dia. Mesmo com as diferenças nas palavras, como casa de banho X banheiro, comboio X trem, autocarro X ônibus, e os sotaques de algumas regiões portuguesas, como o Alentejo, a maioria dos portugueses vai entender bem o que você está falando, até porque eles estão bem acostumados ao português do Brasil, especialmente por causa das novelas e das músicas. Talvez você tenha um pouco de dificuldade em entender o que eles estão falando, mas nada que o convívio não resolva.

Outro ponto que pode facilitar a sua vida como brasileiro em Portugal é a série de acordos entre os dois países. O PB4 para uso no sistema de saúde em caso de urgências médicas, a troca da carteira de motorista sem a necessidade de fazer todo o processo de novo ou o Estatuto de Igualdade e Direitos, que dá aos brasileiros os mesmos direitos dos cidadãos portugueses em várias questões, são apenas alguns deles.

2.Onde morar em Portugal

Os fatores determinantes para escolher onde morar em Portugal dependem da personalidade e necessidade de cada pessoa. Apesar de ser um país relativamente pequeno, as opções de locais são muitas e atendem bem a vários estilos de vida. Por isso, a escolha da melhor cidade para morar em Portugal será a partir do que você busca.

Lisboa e Porto, por exemplo, são perfeitas para quem é cosmopolita e nasceu para morar em cidade grande e cheia da vitalidade dos turistas. Educação, saúde, cultura, oportunidades de trabalho e melhores salários são pontos fortes das duas, mas o alto preço dos aluguéis e do custo de vida podem desanimar um pouco.

Coimbra e Braga são consideradas cidades de média dimensão, ideiais para quem aprecia  morar em Portugal sem o trânsito caótico dos grandes centros, mas não abre mão de bons centros culturais. Além da famosa Universidade de Coimbra, a cidade tem alguns dos melhores hospitais do país e muitos monumentos para visitar. Braga é jovem e dinâmica, com um excelente ensino superior também. Já quem é fã de praia provavelmente vai escolher Cascais como a melhor cidade para morar em Portugal.

Além delas, há ainda Guimarães, repleta de cultura e com grandes centros empresariais; Aveiro; Oeiras, famosa por ficar pertinho de Lisboa; Funchal, na ilha da Madeira; Viseu, que desponta como a principal cidade do interior do país; Vila Real e muitas outras boas opções de onde morar em Portugal. O ideal é conversar com que já vive em cada cidade para ter todas as dicas necessárias.

3.Quanto custa morar em Portugal

Quanto custa morar em Portugal? Bem, essa é outra pergunta muito relativa, pois o custo de vida em Portugal varia de acordo com o tamanho da família, o local escolhido como melhor cidade em Portugal para morar e o dia a dia de cada um.  

Normalmente, os brasileiros procuram as cidades portuguesas mais populosas para morar e nelas o custo de vida é mais alto. Em Lisboa, por exemplo, de forma geral, é preciso de 1.500 a 2 mil euros por mês para manter um casal, sem filhos, em um apartamento de um quarto bem localizado e com as contas básicas. No Porto esse valor pode ser pouca coisa mais baixo. Cidades menores costumam ter despesas mais baratas. Em Coimbra, Braga e Guimarães, dá para calcular um gasto médio de 1.000 euros mensais.

O que mais pesa no orçamento é o aluguel. Quanto mais próximo dos grandes centros, mais caro fica. Além disso, é comum ter de pagar adiantado de 6 meses a 1 ano de pagamento ao fechar o contrato de locação. Uma pesquisa em 2018 mostrou que uma moradia com um quarto e sem mobília no centro de Porto ou Lisboa costuma sair em torno de 610 euros por mês. O mesmo apartamento fora da cidade sai, em média, por 420 euros, mas aí vem os custos com transporte público, então é preciso colocar tudo na balança para saber quanto custa morar em Portugal no fim das contas.

Em todo caso, quanto custa morar em Portugal varia de acordo com cada caso. Se for um estudante e alugar um quarto, o custo cai consideravelmente. O mais importante é ter consciência de todos os gastos para não apertar as finanças.

Deixe uma resposta

Fechar Menu