Na hora de escolher onde morar ao se mudar para qualquer país, é fundamental considerar o custo de vida do local, pois isso irá determinar se nosso dinheiro será suficiente ou não para nos manter em boas condições na nova casa. Embora Portugal tenha um custo de vida relativamente baixo se comparado a outras nações europeias, dentro do país esses valores podem ser muito diferentes dependendo da região. Se você precisa de dicas sobre onde morar em Portugal, temos muitas coisas boas para falar sobre o custo de vida em Leiria.

Como é morar em Leiria

O distrito e cidade de Leiria ficam no Centro de Portugal, logo acima de Lisboa e a 140 km da capital portuguesa. A cidade possui cerca de 63 mil habitantes e, apesar do porte médio, tem excelente infraestrutura e opções culturais, além de uma vida noturna animada.

Um belíssimo destaque de Leiria é seu famoso castelo, ponto de partida para o desenvolvimento da cidade e um importante marco da nacionalidade portuguesa. Quem também é fã do clima praiano vai se apaixonar pelo local, já que a região é banhada pelo oceano Atlântico e bem servida com belas praias.

Ainda sobre como é morar em Leiria, a cidade conta com transportes públicos de qualidade, mas vale lembrar que lá tem várias ciclovias, o que reduz os gastos com deslocamento e dá um incentivo para quem se diz sem tempo para exercícios físicos.

Outro atrativo é na área educacional, com a sede e três escolas superiores do Politécnico de Leiria: a Escola Superior de Educação e Ciências Sociais (ESECS), a Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) e a Escola Superior de Saúde (ESSLei).

Custo de vida em Leiria

Agora que você já está mais familiarizado com Leiria, saiba que a cidade foi apontada como uma das 10 mais baratas em Portugal para se viver. O custo de vida em Leiria é mais baixo do que nas grandes cidades como Lisboa e Porto e a qualidade de vida não deixa nada a desejar.

Uma pesquisa feita em 2017 pela empresa Bloom Consulting apontou Leiria como a terceira melhor cidade da região centro e a sétima melhor do país para se viver. O estudo considerou fatores como negócios, turismo e condições de vida. Segundo o relatório, o fato de Leiria estar no “top ten” demonstra que a cidade continua a criar valor tanto para os habitantes quanto para os visitantes e isso se consolida no reconhecimento e visibilidade por parte da população portuguesa.

Mas, vamos falar de valores, porque isso que importa, não é? Bem, de acordo com a pesquisa, o aluguel de um apartamento de 2 quartos para quem quer morar em Leiria fica em torno de 310 euros. (Em Lisboa, sai quase o dobro alugar um apartamento de um quarto!).

As outras despesas com supermercado, água, energia, gás, internet e telefone seguem a média nacional. Ou seja, quem morar em Leiria vai gastar em torno de 150 a 200 euros em supermercado, 35 euros em pacote de internet, televisão e telefone fixo, 90 nas despesas da casa com água, gás e energia, e cerca de 15 euros em telefonia móvel. E aí, se sentiu atraído pelo baixo custo de vida em Leiria? Que tal morar lá?

Deixe uma resposta

Fechar Menu