Como é morar em Albufeira?

Engana-se quem pensa que Portugal não é também um país de belas praias e sol brilhando no céu quase o ano todo. Quem quer viver em um lugar de belas paisagens, tranquilidade, boa culinária e o delicioso clima litorâneo deve considerar a ideia de morar em Albufeira, na região do Algarve, sul de Portugal.

Albufeira pertence ao distrito de Faro e é uma das cidades mais antigas do Algarve. Seu nome tem origem árabe e um significado lindo: castelo do mar. Aliás, dá para notar a influência árabe na arquitetura (com as charmosas casinhas brancas e suas chaminés) e até no sotaque dos moradores do local. Mas Albufeira é muito mais do que apenas praia. A cidade é histórica e cosmopolita, com ruas limpas, população amistosa e excelente infraestrutura. Saiba tudo sobre como é morar em Albufeira.

Como é morar em Albufeira

Albufeira é uma cidade que respira turismo. A gastronomia é variada, mas merecem destaque os pratos com mariscos e peixes. É impossível estar por lá e não provar a caldeirada de peixe, o arroz de marisco e os choquinhos com tinta, pratos típicos de Albufeira. Mas quem não é muito fã de peixe não sai prejudicado, já que a cidade tem vários restaurantes internacionais. Outros quitutes da culinária da região são os doces de figos, amêndoas, gila ou alfarroba.

Na programação de Albufeira não faltam eventos. Durante o ano são realizados várias festas populares e importantes festivais de música. O evento mais popular e que leva mais gente à cidade é a Festa do Pescador, que ocorre no mês de setembro, e atrai milhares de pessoas que vão à Albufeira para provar boa comida, música popular e espetáculos de folclore.

Mercado de trabalho

Assim como a maior parte das cidades costeiras, a economia de Albufeira gira em torno da pesca e do turismo. Assim, a oferta de emprego é maior no ramo de hotéis, restaurantes e empresas prestadoras de serviços relacionados ao turismo.

Custo de vida

Por ser destaque em uma importante região turística, o custo de vida é um pouco mais alto, especialmente no verão, quando os produtos são disputados com os milhares de turistas que visitam o Algarve. Ainda assim, o custo de vida em Albufeira é consideravelmente menor do que em Lisboa. Morar em Albufeira pode sair até 50% mais barato do que morar na capital portuguesa, por exemplo.

Se considerar morar nos arredores da cidade e um pouco mais longe das praias, pode ficar ainda mais barato, além de encontrar, geralmente, casas mais espaçosas.

Onde morar em Albufeira

A cidade de Albufeira está dividida em regiões. São elas:

Cidade velha: parte mais antiga da cidade, onde as casas apresentam fachadas mais tradicionais e onde existe a maior oferta de apartamentos para morar.

São Rafael & Galé: Fica relativamente afastado do centro da cidade, cerca de 4 kms, e distingue-se pelas suas praias maravilhosas e apartamentos com vista para o mar.

Marina de Albufeira: Fica a meio quilômetro do centro da cidade e é famosa pelos apartamentos de primeira linha.

Praia da Oura / Montechouro: a 3 quilômetros do centro de Albufeira, é onde o caldeirão cultural da cidade ferve, por isso, não é aconselhável para quem prefere morar em um lugar tranquilo. Mas, no quesito investimento, é um dos locais mais indicados.

Olhos de Água: uma vila de pescadores localizada a mais ou menos 10 quilômetros do centro de Albufeira. Tem preços de aluguéis bem atrativos e bons apartamentos com até três dormitórios.

E aí, o que acha de morar em Albufeira? Conta pra gente!

Deixe uma resposta

Fechar Menu