Que tal morar em Viana do Castelo, o melhor distrito de Portugal?

Viana do Castelo é o melhor distrito de Portugal. Quem diz isso não é apenas a gente não! Para 15 mil portugueses, Viana do Castelo é o melhor dos 18 distritos de Portugal para viver, levando-se em conta aspectos como segurança, limpeza, qualidade do ar, silêncio, transportes públicos, saúde e até estacionamento. Quer mais um incentivo para morar em Viana do castelo? Então cá vai: a cidade é uma das 12 mais baratas do país. Vem ver o que você precisa saber sobre morar em Viana do Castelo.

Como é morar em Viana do Castelo

A cidade de Viana do Castelo foi fundada em 1258, pelo rei D. Afonso III, no norte de Portugal, na região da foz do rio Lima. O município é cheio de tradição, um dos centros históricos mais belos e conservados do país, monumentos legais para turistar e praias de areia fina e dourada, excelentes para a prática de esportes como surf, windsurf, kitesurf ou bodyboard.

As ruas estão cheias de belíssimos edifícios históricos em estilos manuelino, barroco, revivalista e art-décor e os painéis de azulejos, um prato cheio para quem é fã da arquitetura portuguesa. Mas um dos pontos fortes de Viana do Castelo é a Igreja de Santa Luzia, no Monte de Santa Luzia. A construção compõe um dos locais mais bonitos da região do Minho e teve início em 1903, mas ficou totalmente concluída apenas em 1943. De lá a vista é de tirar o fôlego e é possível contemplar o centro histórico de Viana e toda a foz do rio Lima, que deságua no oceano Atlântico.

A nova Marina e as obras de valorização da zona ribeirinha levaram de novo os olhos dos moradores para a beleza e importância do rio e do mar, além de excelentes espaços para lazer. Outra vantagem é que Viana do Castelo fica pertinho do Porto, que conta com todos os serviços essenciais no dia a dia, incluindo um aeroporto internacional.

Custo de vida em Viana do Castelo

Como falamos, o custo de vida em Viana do Castelo é um dos mais baixos de Portugal e consideravelmente menor do que em Lisboa ou na cidade vizinha do Porto. Para ter uma ideia, o preço médio do aluguel por metro quadrado em Viana do Castelo é 3,5 euros por mês, enquanto que na capital portuguesa esse valor é de 8 euros.

O preço médio de um apartamento é de 315 euros. As outras despesas seguem o padrão dos preços tabelados em todo o país. Para te lembrar, a média de custo por pessoa é:

Água, gás e eletricidade: 90 euros por mês.

Internet, TV e telefone: combos com preços iniciais de 25 euros

Telefonia móvel: 15 euros.

Alimentação: 150 a 200 euros. Vale lembrar aquela dica básica e super válida de ter os cartões de desconto de cada supermercado e optar pelos produtos de marca branca (aqueles do próprio supermercado). Eles são mais baratos e muitos não deixam nada a desejar no quesito qualidade.

A beleza do lugar e o baixo custo de vida são, sem dúvida, bons fatores para morar em Viana do Castelo. O lado ruim, como em toda cidade fora dos grandes centros urbanos, está na oferta de trabalho, que costuma ser menor. Por isso, o importante é conhecer bem o local e perceber se ele se encaixa no seu perfil pessoal e profissional.

Deixe uma resposta

Fechar Menu