Descubra as melhores praias naturistas em Portugal

Você sabia que pode encontrar praias naturistas em Portugal? Naturismo ou nudismo, não importa o termo que você prefira usar para a prática, a verdade é que em determinadas praias do país é permitido.

Em Portugal, existem algumas praias naturistas oficiais, e todas se encontram na região litorânea da parte sul e centro do país. Mas é claro que não somente nessas áreas vigora a prática do nudismo! É possível encontrar outras praias em que pode estar nu, sem maiores problemas, no entanto, hoje vamos dar a conhecer as melhores praias naturistas em Portugal.

Saiba mais sobre o naturismo em Portugal

As praias naturistas em Portugal foram aprovadas, por lei, no ano de 2010. A prática então obedece às autarquias das regiões nos quais sempre esteve presente. Por outras palavras, as cidades oficializaram a prática do nudismo, para que os praticantes pudessem se sentir à vontade sem infringir nenhuma lei.

Segundo a Federação Portuguesa de Naturismo, o mesmo “é uma forma de viver em harmonia com a Natureza caracterizada pela prática da nudez social, com o propósito de favorecer a auto-estima, o respeito pelos outros e pelo meio ambiente”. Desde 1977 o FPN realiza um trabalho em vias de desmistificar a sexualização do corpo, e naturalizar a nudez. O órgão realiza atividades que podem ser consultadas em sua página oficial, como caminhadas, palestras e  até mesmo churrascos para os que gostam de socializar-se.

O número de praias oficialmente reconhecidas como naturistas foi aumentando e atualmente são 8 as regiões que possuem autorização, perante a lei, de exercer atividades e ser frequentada por nudistas.

As melhores praias naturistas em Portugal

De acordo com a Federação Portuguesa de Naturismo, existem praias naturistas oficiais e praias que são chamadas de tolerantes. Ainda que não seja uma regra, nas praias tolerantes, normalmente os turistas se encontram ao sul da região.

Fonte da Telha –  Praia da Adiça

Muito próxima da capital Lisboa, é na Costa da Caparica, região do Sul do Tejo, que você pode encontrar a primeira praia de nudismo da nossa lista, a Fonte da Telha. A praia da Adiça, conta com extensa área de areia muito branca e fofa,  o mar costuma ser calmo e bastante apelativo nos meses de mais calor. Além disso o estacionamento (o acesso é majoritariamente de carro) é ao lado da praia o que facilita bastante na hora de descer até ao areal.

Rio da Prata – Meco

Ao extremo sul da praia do Meco é onde se encontra a zona de naturistas. A chegada, igualmente a Fonte da Telha, deve ser de carro. Lá o estacionamento é pago, por ser uma zona particular. O mais legal é que a praia é frequentada quase 100% de nudistas, o que pode deixar os praticantes mais confortáveis.

Praia do Salto – Porto Covo

A Praia do Salto fica mais a sul do país, no caminho para o Algarve. A rota para chegar ao local passa por Sines e pode ser um pouco confusa no começo. No entanto, vale a pena lembrar que se trata de praias oficiais o que dá o completo retorno pelo esforço. É junto de falésias que se encontra esta praia, onde é possível desfrutar de um fantástico ambiente.

As praias naturistas em Portugal estão em expansão, portanto não fica difícil encontrar praias não oficiais onde se pode desfrutar de um belo momento sob o sol. Se você não é nada fã de marcas de biquíni e quer um bronzeado completo, ou apenas aproveitar a natureza entre amigos em um jogo de futevôlei, essas serão ótimas escolhas.

Deixe uma resposta

Fechar Menu