Se você é um apaixonado por mar e natureza certamente já ouviu falar muito bem das praias de Portugal. O país possui uma extensa faixa de areia, são mais de 900kms de costa litorânea, que possuem particularidades muito interessantes.

Nos últimos anos Portugal entrou na rota dos apaixonados por esportes aquáticos e não é para menos com tanta beleza natural à disposição. Além disso, o tempo bom entre maio e setembro atrai milhares de turistas todos os anos em busca de sombra e água fresca.

É uma tarefa árdua, para não dizer impossível, escolher as melhores praias de Portugal, tendo em vista a extensão enorme de costa e as centenas e muito distintas opções de praia. Mas é claro, algumas se destacam mais que outras. Listamos abaixo aquelas que não pode mesmo deixar de visitar!

Praias do Porto

Mais ao norte do país também é possível se deliciar em um refrescante mergulho em alguma praia. Porto, Portugal, e a região não possuem apenas bons vinhos para os apaixonados por frio, lareiras e boas bebidas, na verdade ali, bem pertinho da cidade, também localizam-se lindas praias dignas de um cenário de cinema. O Porto e sua região são mais conhecidos pelos produtores de vinho e claro, pelo vinho do Porto, famosa bebida digestiva e saborosa, aclamada mundialmente. No entanto, também possuem uma faixa litorânea excelente para a prática de esportes ou apenas para uma escapadinha aos fins de semana. Se vocês está visitando a região não deixe de conferir as lindas areias brancas.

Se você está planejando uma viagem pelas praias de Portugal, a Praia do Homem do Leme, na Foz do Douro, próximo ao Porto deve ser paragem obrigatória. As rochas que fazem parte do cenário da praia, são apenas um dos tantos encantos aos olhos que essa praia oferece. Você poderá encontrar um bar na praia e alguns restaurantes na região. Trata-se de uma área calma e muito tranquila, principalmente para quem tem filhos pequenos e não pode os perder de vista.

Praias de Lisboa

Parece que não estamos falando da Europa, em que a imaginação faz crer que o frio impera o ano todo. A verdade é que a poucos minutos de Lisboa, a capital do país, encontram-se praias fantásticas que recebem milhares de pessoas em busca de se refrescarem em suas águas geladas. Desde Lisboa é possível apanhar o transporte público, que funciona muito bem e é seguro, para ir às “praias da linha”, como são conhecidas. Isso Porque de Caxias (a primeira praia) à Cascais circula diariamente um trem que leva de uma ponta a outra os loucos por mar e areia.

Nesse trajeto você poderá encontrar praias para todos os gostos, das mais familiares, àquelas com ambiente de paquera e badalação. Algumas delas possuem bares e até mesmo nightclubs próximos. Além é claro, de ótimo restaurantes e excelentes opções de lugares para se comer polvo a lagareiro, um prato tipicamente português e experimentar um bacalhau à brás enquanto pode admirar toda a magnitude do horizonte. Em geral as praias de Lisboa possuem águas gélidas, um pouco diferentes do Brasil, mas é muito fácil querer dar um mergulho quando se está fazendo quase 40ºC, certo? Se você for à Lisboa vale a pena apanhar o trem e visitar uma das praias da linha.

Praias do Algarve

É claro que não poderíamos falar nas melhores praias de Portugal e não referirmos o Algarve. Foi do Algarve que saíram os desbravadores Portugueses em busca de descobertas e é o Algarve um dos destino favoritos dos turistas, o ano todo. Mesmo no inverno, as praias da região sul do país costumam ter bom tempo e o sol reina na maior parte do ano. Não é de se espantar que no verão a disputa pelo melhor lugar na areia seja acirrada. Não se preocupe, porque sempre há lugar para mais um.

As praias do Algarve contam com falésias, cavernas, praias desertas e formações rochosas impressionantes. Uma dica é percorrer a costa descobrindo as belezas de cada pequena praia. Além disso, os passeios de barco e as atividades náuticas devem estar no roteiro dos apaixonados por mar. Subir as falésias em algumas praias pode ser uma atividade cansativa, mas imensamente prazerosa, você irá encontrar paisagens que parecem obras de arte e sairá se perguntando se é real. Certamente um destino que irá impressionar a toda a família.

Praia da Nazaré

Para os apaixonados por natureza e adrenalina recomendamos a praia de Nazaré. Portugal, nesta zona pescatória, pode ser vista em suas origens, através dos pescadores e do clima que a praia produz. Localizada no oeste do país é um convite a fortes emoções. Boa comida e muito surf. O mar mais aberto e bravo faz com que os apaixonados por surf e bodyboard apostem alguns dias de aventura por lá. Além disso, apesar de ser uma das praias mais concorridas da zona oeste do país, Nazaré oferece mais do que apenas sal e água (o que para muitos já seria o suficiente). Trata-se de uma estrutura que abriga o novo sem perder as tradições e por isso, se sua intenção é viver em um típico ambiente português e falar com a população local nada melhor do que uma vila pescatória, certo?

Dicas de planejamento: verão tranquilo e férias felizes

Planejar uma viagem sempre pode ser um pouco cansativo, mas quando no roteiro estão na rota as praias de Portugal você não precisará mais se preocupar com nada. Com certeza será uma experiência incrível, em lugares paradisíacos, dignos de cinemas. Uma última dica: planeje sua viagem com antecedência, com as rotas em mãos é mais fácil reservar hotéis e carros, além disso, na alta temporada pode ser um pouco mais complicado conseguir alugar cadeiras e guarda-sol na beira da praia, portanto tente providenciar o máximo possível do seu próprio equipamento assim que chegar na cidade. Evite estresses e aproveite suas férias.

Deixe uma resposta

Fechar Menu