Viver em Portugal é o sonho de muitos brasileiros e a gente está aqui para dizer que a realização disso está ao alcance de todos. Emigrar para o país lusitano não é difícil, mas é preciso preencher alguns requisitos para morar em Portugal. Alguns são pessoais, outros são burocráticos mesmo. Preparamos uma pequena lista para te ajudar:

Requisitos para morar em Portugal

Passo 1: Ter certeza de que quer sair do Brasil

Pode parecer estranho esse requisito, mas é importante ter em mente que morar fora do Brasil não é uma decisão fácil. Ninguém gosta de sentir saudade e, acredite, esse é um sentimento que irá te acompanhar por muito tempo. Morar fora é sinônimo de ausência em aniversários, formaturas, almoços e família e programações que você já se acostumou. Por isso, esteja consciente dos motivos que te levam a considerar morar em Portugal e coloque-os na balança e seja sincero com seus sentimentos. Conselho de amiga!

Passo 2: Informação

Reúna o máximo de informações que você puder sobre como morar em Portugal, desde custo de vida a lugar, documentos, mercado de trabalho, saúde, transporte, cultura, lazer, gastronomia… enfim! Informação é a chave para qualquer decisão (nisso, você pode contar comigo!).

Passo 3: Visto

Ok, você percebeu que Portugal é seu lugarzinho no mundo. Então é hora de colocar a mão na massa. Um dos requisitos mais importantes para morar em Portugal é obter um visto, caso você não tenha cidadania portuguesa. Por mais que você conheça vários casos de pessoas que simplesmente arrumaram as malas e vieram para cá de uma hora para a outra, o mais indicado é sempre buscar o caminho legal para evitar dores de cabeça.

Há vários caminhos de como obter visto para morar em Portugal. Os principais tipos de visto são:

Para estudo

Para trabalho

Para empreendedor

Startup Visa

Golden Visa ou Visa Gold

Para rendimentos próprios/aposentadoria

Vale lembrar que o visto sempre é solicitado do Brasil, no consulado português correspondente ao seu Estado. A boa notícia é que desde outubro de 2018, o processo de como obter visto para morar em Portugal ficou mais simples. O importante é se informar na instituição consular correspondente a onde você mora.

Passo 4: Planejamento

Toda mudança envolve PLANEJAMENTO. Nós deixamos em caixa alta de propósito, para você perceber a importância desse passo. Separe um caderno ou uma pastinha no computador e comece por estipular datas, a começar pelo dia que você pretende viajar. Seja realista e observe as suas condições, bem como prazos, documentos e procedimentos importantes para deixar tudo pronto para mudança. Não tenha pressa! Uma mudança de país envolve um tempo médio de 1 a 3 anos.

Outro planejamento fundamental é o financeiro, afinal, ninguém quer começar a vida com uma mão na frente e outra atrás. É importante ter uma renda suficiente para viver confortavelmente por pelo menos 6 meses. Tenha em mente que você vai precisar de um valor considerável para pagar vários documentos assim que chegar em Portugal; para alugar um casa provavelmente você terá que pagar adiantado até três meses, e considere emergências como saúde, transportes e, claro, alguns passeios.

Cumprir esses requisitos para morar em Portugal com certeza tornará a sua mudança mais tranquila. E no que precisar, estamos sempre por aqui!

Deixe uma resposta

Fechar Menu