Como planejar uma viagem para Portugal: dicas sobre seguro, tempo e roteiro de viagem

Finalmente chegou o melhor momento do ano: as férias. Se neste ano você planejou uma viagem para Portugal com a família, um retiro sabático ou apenas alguns dias de pernas para o ar assistindo aos mais incríveis pôr-do-sol do mundo, deve também ter pensando em planejar tudo muito bem para que nada saia do roteiro, certo? Vamos trazer dicas de viagem para Portugal fantásticas e além disso, esse artigo irá ajudá-lo na orientação de passos simples e que muitas vezes, pela excitação do momento, esquecemos de ter em conta como o seguro de saúde, por exemplo. Esse é um tema importante, mesmo se vocês esteja viajando sozinho. Acompanhe.

Roteiro de viagem para Portugal

Nossos colonizadores possuem lugares incríveis e com um super bônus: tudo no país é próximo. Por isso o roteiro de viagem para Portugal deve ser bem pensado para aproveitar cada cantinho do país e cada dia de sua estadia por terras lusas. O primeiro a se pensar é se você prefere praia, mato ou frio. Sim, Portugal oferece as três opções. Enquanto no norte você poderá se deliciar com os vinhos do Vale do Douro, curtir caminhas lindas pelo Parque Nacional Peneda-Gerês, que faz fronteira com a Espanha e aplaudir de pé o pôr do sol na beira do Rio Douro no Porto, no sul as lindas praias portuguesas aguardam por você, com águas cristalinas, belíssimas formações rochosas e uma infinidade de atividades culturais.

Se você é mais do tipo cidade grande, festas e vida multicultural deve visitar Lisboa. A capital do país abrange muitas línguas e culturas, é o cenário perfeito para quem viaja sozinho e quer conhecer novas pessoas, dos cafés no Bairro do Intendente aos shows de Fado na Mouraria, tudo é imperdível. A vida noturna na cidade é bastante agitada, o Bairro Alto é um dos pontos altos da animação e serve de ponto de encontro dos boêmios. Já se você procura por paz e tranquilidade, Lisboa oferece muitos parques e jardins, e miradouros a cada esquina que irá encantar seus olhos, pela luz natural e céu sempre azul. Dica: programe sua viagem entre maio e setembro, embora seja a alta temporada e os preços das passagens aéreas talvez não sejam tão atrativos, são os meses com maior tempo de luz natural e, normalmente, sem chuva.  Uma ótima dica é conhecer a Serra da Estrela, o ponto mais alto e mais gelado, com estação de ski nos meses mais frios do ano, chalés e boa comida.

Tempo de viagem para Portugal

O tempo de viagem para Portugal vai depender de onde você parte no Brasil e quais as escalas irá fazer até chegar no país. Portanto isso poderá variar de 12h (normalmente o tempo de quem parte do Rio Grande do Sul, o estado mais distante e a sul do Brasil), até 24h ou mais. Para ter certeza sobre esse período de trânsito o ideal é consultar a companhia aérea na hora da compra. Lembrando que quanto menos escalas, menor o número de horas para chegar ao seu destino. Se sua compra for realizada em agência de viagem e você tiver alguma restrição ou recomendação quanto às horas dentro de uma aeronave, o ideal é conversar com o vendedor que poderá orientar melhor essa situação. Uma viagem internacional muito extensa pode não ser muito agradável. Se você tem problemas de saúde, comunique seu médico sobre o tempo de vôo.

Seguro de viagem para Portugal

Para que você possa viajar com tranquilidade e dentro da lei europeia, você também precisará providenciar um seguro viagem para Portugal e esse nada tem nada a ver com o PB4. Na verdade ele possui abrangência muito maior, não só de saúde, como é o caso do primeiro. Neste caso você poderá cobrir despesas como malas extraviadas, acidentes e até mesmo morte enquanto estiver em território Português. Embora não seja obrigatório possuir um seguro viagem quando se vai visitar Portugal, é essencial que você providencie-o. E vamos explicar porquê. Se você estiver viajando com escalas e ingressar na Europa por outro país, que não seja Portugal, as chances da imigração solicitar o documento aumentam bastante. Além disso, mesmo que você vá direto para Portugal, quem garante que não irá querer viajar pelos outros países, certo? E neste caso o PB4 nem sequer é válido. Apenas se a viagem for para a Itália. Um seguro de viagem não costuma ter valores exacerbantes e nada melhor que viajar tranquilamente. O seguro é obrigatório na Europa, não se esqueça disso. Mesmo que você acredite ser apenas mais um gasto, é na verdade um investimento e cuidado maior com toda sua família.

E se ficar doente? Entenda como funciona o seguro saúde PB4

O Serviço Nacional de Saúde -SNS – funciona muito bem e está apto a receber cidadãos internacionais. Se você irá viajar para Portugal em breve deve ter em conta que nem sempre tudo sai como planejamos e o melhor nesses casos é estar assegurado. Por conta de um acordo firmado em 1995, entre os dois países, é possível solicitar gratuitamente o PB4, no Brasil, antes de viajar. Ele irá assegurar que você possa, caso necessário, acessar a rede de saúde de Portugal, e pagar pelos serviços como se fosse um cidadão português. Isso porque o SNS, diferentemente do SUS, é coparticipação, ou seja, o Estado paga um montante e você paga outro. No entanto, não se assuste os valores são baixos e acessíveis. Principalmente nos hospitais e urgências.

Encante-se com a cultura portuguesa

Conhecer novas culturas é sempre encantador e Portugal certamente irá surpreender seus olhos, ouvidos e olfato. Além de lugares mágicos, possui uma imensidade de comidas deliciosas, sem falar na pastelaria portuguesa que é um verdadeiro caso de amor para os apaixonados por doces. Mas para que tudo saia de acordo com o sonhado, planeje bem sua viagem, providencie os documentos necessários, dando maior atenção à saúde, estadia e deslocamento. Lembre-se que mesmo que em ambos os países o idioma oficial seja o português, pode ser um pouco complicado no começo entender a língua, portanto estar com tudo assegurado ainda no Brasil é fundamental para que suas férias sejam repletas de momentos felizes e recordações agradáveis.

Deixe uma resposta

Fechar Menu