Pensando em qual a melhor cidade para morar em Portugal?

Saber onde morar em Portugal está na lista de prioridades na hora de planejar a mudança para o país. Mas é aí que você se depara com uma pergunta muito importante: qual a melhor cidade para morar em Portugal? Bem, quem tem a resposta é você, com base nos seus gostos, sua personalidade e seus objetivos como residente na terrinha.

Mas como minha tarefa aqui é te ajudar, separei algumas informações valiosas sobre onde morar em Portugal, para escolher bem a cidade. Tem para quem quer morar perto da praia, montanha, serra, cidade grande e mais.

Melhor cidade para morar em Portugal

Lisboa

É a cidade mais importante do país, ideal para quem busca a modernidade de uma metrópole, mas não abre mão de alguns toques históricos. É lá que estão as melhores oportunidades de emprego e algumas das melhores universidades de Portugal. A oferta cultural é imensa e inclui shows e festivais internacionais, vida noturna agitada e gastronomia de vários países. A desvantagem é quem morar em Lisboa vai arcar com o custo de vida e o aluguel mais altos do país e os desafios de uma cidade grande, como trânsito e muitos turistas.

Porto

A beleza do Porto é de tirar o fôlego. Não é à toa que a cidade já foi eleita três vezes melhor destino turístico na Europa e, por isso, não pode faltar no ranking de melhor cidade para morar em Portugal. O Porto também possui vida noturna movimentada, muitas atrações culturais e boas opções de passeios. Por ser a segunda cidade mais importante de Portugal, morar no Porto traz os mesmos desafios de morar em Lisboa.

Braga

Quem quer tranquilidade e qualidade de vida vai achar Braga a melhor cidade para morar em Portugal. Localizada mais ao Norte do país, a cidade atrai novos residentes, especialmente aposentados e estudantes, que vão em busca da Universidade do Minho. Mas os turistas também não ficam de fora, já que Braga tem uma arquitetura linda e vários lugares para conhecer. O baixo custo e a qualidade de vida são boas vantagens, mas a oferta de emprego não é tão vasta como em Lisboa ou Porto.

Coimbra

Coimbra é bem conhecida em todo o mundo, graças à Universidade de Coimbra, uma das mais antigas do mundo e com um ensino de muita qualidade. Não é tão grande, mas morar em Coimbra tem seus encantos. Dá para resolver praticamente tudo na cidade, mas, se for preciso, está a apenas duas horas de Lisboa e uma hora do Porto. A qualidade de vida é muito boa e tem o clima jovial dos muitos estudantes que vivem lá. Entretanto, nos fins de semana a cidade praticamente pára, com poucos transportes públicos.

Sintra

Apesar do charme de uma vila do século 19, Sintra é uma das cidades mais populosas de Portugal. Além da beleza, a ponto de a Unesco considerá-la Patrimônio da Humanidade, você irá encontrar de tudo por lá, desde palácios a parques, serras e praias, shopping, cinema e muito mais. E o que não der para resolver em Sintra, rapidinho resolve-se em Lisboa, pois ela fica mesmo ao lado. Quem tiver disposição para enfrentar de uma a duas horas no transporte público, pode até morar em Sintra e trabalhar em Lisboa. Com certeza, Sintra não poderia ficar de fora do nosso ranking de melhor cidade para morar em Portugal, não acha?

Deixe uma resposta

Fechar Menu