Vai viajar para a terrinha? Veja o que visitar em Portugal

Não se engane com o tamanho relativamente pequeno de Portugal. Apesar de ter dimensões semelhantes ao estado de Santa Catarina, Portugal foi considerado o melhor destino turístico do mundo pelo site World Travel Awards. Ao andar pelo país, encontra-se de tudo: de belíssimas praias à montanhas de neve, castelos e prédios históricos à construções com o que há de mais moderno…

Por isso, é preciso planejamento na hora de montar a lista de o que visitar em Portugal, pois alguns pontos não podem ficar de fora do roteiro. Para começar, saiba que Portugal vai muito além de Lisboa e Porto. Para provar, separei 20 sugestões de passeios de norte a sul do país, mas esse é só o início. Tem ainda as ilhas dos Açores e da Madeira e muito mais. Pronto para começar?

O que visitar em Portugal

1.Palácio da Pena

Vai ser preciso no mínimo um dia inteiro para percorrer a encantadora cidade de Sintra, pertinho de Lisboa. Lá fica um dos palácios mais lindos de Portugal, o da Pena, construído no segundo ponto mais alto da Serra. Além dele, tem as belezas da vila de Sintra, onde você deve provar pelo menos um travesseiro de Sintra, doce típico da região.

2.Azenhas do Mar

Ainda em Sintra, passe pelo litoral e pare na aldeia de Azenhas do Mar. Você verá uma paisagem natural deslumbrante moldada pelo oceano Atlântico e charmosas casinhas no estilo português, com azulejos na fachada e paredes brancas.

3.Quinta da Regaleira

Mais um atrativo de Sintra. A Quinta da Regaleira é um dos monumentos mais surpreendentes e misteriosos da cidade. Foi construída entre 1904 e 1910 para a Viscondessa da Regaleira, mas depois a propriedade foi adquirida e ampliada pelo Dr. António Augusto Carvalho Monteiro, conhecido como Monteiro dos Milhões, graças à sua fortuna. Ele chamou o  cenógrafo italiano Luigi Manini para completar o projeto de arquitetura do local.

4.Piódão

A Aldeia de Piódão é famosa nos guias de turismo e considerada uma das mais bonitas da terrinha. É classificada como uma ”Aldeia Histórica de Portugal”, mas muitos preferem chamá-la de “aldeia presépio”. Fica na região central do país, no concelho de Arganil, e  conquista a todos com suas casas típicas de xisto e lousa e janelas de madeira pintadas de azul.

5.Monsanto

Mais um item indispensável no roteiro de o que visitar em Portugal. Foi em Monsanto que os Templários construíram uma cerca com uma torre de menagem, e lá está também a Capela de São Miguel, um pequeno tesouro da arquitetura romana. Se puder, vá em maio, durante a procissão da festa da Divina Santa Cruz.

6.Forte de São João Baptista

Outro item para a lista de lugares históricos em Portugal. O Forte de São João Baptista das Berlengas, ou Fortaleza das Berlengas, como é mais conhecido, fica em Peniche, no distrito de Leiria. Antigamente, o local foi chamado de ilha de Saturno pelos romanos e chegou a ser visitado por navegadores muçulmanos, vikings e corsários franceses e ingleses.

7. Algar de Benagil

Você provavelmente já viu alguma foto do Algar de Benagil por aí. Essa é uma gruta com formação geológica surpreendente, com um tipo de buraco no topo e uma praia no interior, que fica no Algarve, no sul de Portugal. Só dá para chegar lá pelo mar e está protegida por uma falésia. Ela é muito procurada por casa das águas transparentes e a rica biodiversidade marinha.

8.Loriga

Portugal tem a sua própria suíça portuguesa. Pelo menos é assim que a vila de Loriga, no concelho de Seia, é conhecida, graças à sua paisagem (que mais parece uma pintura!) e localização geográfica.

9.Bragança

Mais do que viajar para Portugal, ir ao castelo e à cidadela de Bragança é praticamente uma viagem à Idade Média. Essa pequena vila muito bem conservada traz charmosas casas brancas construídas dentro das muralhas. Se subir os muros do castelo, a vista das quatro serras – de Nogueira, de Rebordões, de Sanabria e de Montesinho – é de tirar o fôlego.

10.Gerês

O Parque Nacional de Peneda Gerês, considerado pela Unesco uma Reserva Mundial da Biosfera, é um convite à uma imersão na natureza. Não se espante se encontrar por lá javalis, lontras, veados e até pôneis selvagens por lá. Quem quiser uma boa aventura pode experimentar um passeio de kayak na Albufeira de Caniçada.

11.Braga

A cidade abriga a Sé de Braga, a mais antiga de Portugal e a Igreja do Bom Jesus, com seus 583 degraus. Os mais sedentários podem subir no funicular.

12.Guimarães

Guimarães é o considerada o berço de Portugal. Foi no castelo da cidade que nasceu o primeiro rei português, D.Afonso Henriques. Aproveite o dia em Guimarães para visitar o Parque da Penha e o Santuário da Penha, que oferece uma vista fantástica da cidade.

13.Évora

A “cidade-museu” do Alentejo é famosa pelo Templo de Diana, a Sé Catedral e a Capela dos Ossos, “decorada” com ossos e caveiras. Vale a pena o passeio mais cultural.

14.Aveiro

Conheça a cidade de Aveiro, passeie pela ria de Aveiro em um tradicional barco moliceiro e prove um ovo mole, o doce típico da cidade.

15.Coimbra

A cidade de Coimbra é indispensável para qualquer pessoa que viajar para Portugal, mas uma parada obrigatória por lá é a histórica Universidade de Coimbra, uma das mais importantes do país e das universidades mais antigas em funcionamento no mundo.

16.Serra da Estrela

Dica para quem é fã de neve. A Serra da Estrela traz cenários que mais parecem ter saído de um filme, com destaque para a Torre, o ponto mais alto de Portugal continental, com 1.993 metros. Quando passar por lá, conheça também o Vale Glaciar do Zêzere, o maior vale glaciar da Europa.

17.Santuário de Fátima

Mais importante centro católico de Portugal, o Santuário de Fátima foi construído no lugar onde os três pastorinhos afirmam ter presenciado as aparições da Virgem, em 1917.

18.Mosteiro da Batalha

A Unesco considera o Mosteiro da Batalha um Patrimônio Mundial e, por isso, precisa estar na sua lista de o que ver em Portugal. Parte também das Sete Maravilhas de Portugal, o Mosteiro de Santa Maria da Vitória, ou Mosteiro da Batalha, como é mais conhecido, é, uma das mais importantes obras da arquitetura portuguesa e europeia. O conjunto foi construído pelo rei D. João I, em agradecimento pela vitória na batalha de Aljubarrota, em 1385, que garantiu a independência de Portugal.

19.Óbidos

Prepare a sua roupa de gala medieval e siga para o Mercado Medieval de Óbidos. Todo verão, a vila se transforma em um autêntico burgo medieval, com bailarinos, bobos da corte, cuspidores de fogo e jograis. Uma incrível viagem no tempo. Isso sem contar o Festival Internacional de Chocolate, realizado entre março e abril.

20.Alentejo

Percorra a região do Alentejo com bastante tempo para parar e apreciar as praias e provar a gastronomia local nas pequenas aldeias espalhadas pelo caminho.

Ufa! Viu o que visitar em Portugal fora do eixo Lisboa-Porto? Prepare a câmera fotográfica e umas boas garrafinhas d’água e partiu conhecer a terrinha!

Deixe um comentário

Fechar Menu