Descubra a região de Bragança, Portugal

A incrível cidade de Bragança, localizada no interior da região de Trás-os-Montes, bem no norte de Portugal, abriga uma quantidade enorme de monumentos e muita, muita história.

A capital histórica de Trás-os-Montes, é ao mesmo tempo uma cidade grande e uma aldeia medieval, com muralhas de onde se pode contemplar o campo, o bosque e as pequenas vilas que por lá estão.

Confira nossas dicas de viagem e comece já os preparativos para conhecer a gastronomia, cultura e os vinhos da região.

Visite o Castelo de Bragança, Portugal

Sem dúvida o que mais atrai turistas a Bragança é a sua antiga cidadela muralha. Localizada no alto de uma colina, deixa qualquer um de queixo caído, tamanha sua grande beleza.

Uma vila medieval conservada de forma excelente, que hoje permite aos visitantes sentirem um pouco do que eram os ares da época. Você iniciará esse passeio passando por portas de arco de pedra e sentirá a magia do local.   

O Castelo de Bragança, com a Torre da Princesa e a Torre da Homenagem, é um imponente monumento que merece sua atenção. No interior da praça de armas que se pode observar as adaptações na construção para recepção da artilharia moderna.

O principal eixo da cidade de Bragança, Portugal, Av. João da Cruz, Rua Almirante Reis, Rua Combatentes da Grande Guerra e Rua Trindade Coelho, vão em direção a estação de ônibus até a cidadela, sendo o ponto principal a Praça da Sé.

A Sé Velha de Bragança foi construída no século XVI e em seguida ocupada por monges jesuítas. A partir daí, os novos ocupantes fundaram uma escola nas instalações do edifício. Com destaque especial à sacristia, é um monumento importante da cidade que merece visita.

Bragança, Portugal: ares culturais

A visita a Bragança é muito rica em termos culturais e, ao contrário do que se pensa, não está limitada a cidadela e à zona da catedral da sé. Sem dúvida essa é uma das cidades portuguesas que mais soube se adaptar aos tempos modernos, e ao longo do tempo foi modificando-se, mas sem perder seu ar medieval e gótico.

As novas avenidas deixaram espaço para os antigos monumentos, o que faz da cidade um verdadeiro colírio em termos arquitetônicos. E isso pode ser vivamente observado quando percorre-se as grandes rótulas espalhadas pela cidade.

O Mosteiro de Castro de Avelãs, que é umas das imponentes construções da cidade de Bragança. Portugal, foi construído no século XII pelos monges beneditinos. Em seu interior pode-se conferir a arquitetura de barro que o mosteiro apresenta, obra de seus antigos ocupantes. Em 1387, o mosteiro recebeu o Duque de Lencastre como hóspede.

Se você gosta de gastronomia típica e cultura local, aconselhamos visitar Bragança no início do mês de maio. Durante três dias ocorre a feira das Cantarinhas, considerada a maior festa de artesanato da região. Isso lhe dará oportunidade de experienciar um pouco da cultura local.

Planeje sua viagem com antecedência, pois Bragança merece sua visita não só pelos excelentes locais históricos, mas pela recepção do povo do norte. Sem dúvida uma das melhores cidades transmontanas de Portugal que você irá ter o prazer de conhecer.

Deixe uma resposta

Fechar Menu