Descubra a riqueza cultural de Castelo Branco, Portugal

Castelo Branco é a capital da Beira Baixa em Portugal, uma região que acumula histórias em suas paredes e raízes em seu povo. A cidade possui um castelo templário e jardins barrocos que deixam os visitantes encantados, tamanha a beleza e riqueza da experiência. As casas possuem solares e em sua maioria são de cor branca, um verdadeiro cartão postal ao vivo.

Castelo Branco, Portugal, pode ser considerado um museu a céu aberto devido a quantidade de histórias que seu povo e suas paredes carregam. E para completar esse cenário a natureza dá uma ajudinha. Embarque nessa jornada e descubra o que fazer em Castelo Branco, Portugal espera por você.

Uma cidade de encantos e histórias: conheça Castelo Branco, Portugal

A pacata cidade de Castelo Branco desenvolveu-se num cenário em que o contraste das casas, em suas maioria de paredes brancas, e o verde da natureza fizessem dela um cartão postal. E para completar, no alto da colina um belíssimo castelo templário guarda os moradores da cidade. Poderíamos até complementar dizendo que parece um cenário de filme.

Pouco se conta, ou se sabe, sobre a história de Castelo Branco antes da chegada dos templários, que ergueram o castelo que guarda a cidade entre os anos de 1214 e 1230. O que se pode notar ainda nos dias de hoje é que as ruelas das épocas medievais ainda guardam segredos em suas estreitas passagens. Vale a pena andar a pé pela cidade e conhecer cada cantinho dessa vila de história medieval. Um pouco mais tarde a construção do castelo, duas suntuosas igrejas foram também construídas: a igreja da Misericórdia e a Igreja de São Miguel, hoje a Sé da cidade.

Mesmo que você não seja propriamente um fã de arte sacra, irá se surpreender tamanha a beleza de ambas as construções.

O que fazer em Castelo Branco, Portugal

Nesse passeio pela cidade é bom saber o que visitar ou o que fazer. Apesar dessa tranquilidade típica do interior de Portugal, Castelo Branco possui uma vasta programação cultural que conta com teatro, música, cinema, programação aos pequenos e muito mais. Tudo isso é realizado e devidamente distribuído pela prefeitura da cidade que investe cada vez mais em cultura local. Chama-se Agenda Cultural Vibra e você pode encontrar um novo exemplar, trimestral, no site da própria prefeitura www.cm-castelobranco.pt. Se sua intenção é ficar um ou dois dias na cidade, vale a pena acompanhar as peças de teatro e os shows de música portugueses.

Um espetáculo à parte são os Jardins do Antigo Palácio Episcopal, esse  jardins foram construídos no século XVII ao lado do Palácio do Bispo, para servir de local de descanso e também diversão para o bispo e a sua corte. Ao fundo do jardim, um lindo lago, chamado Lago das Coroas, possui uma monumental escadaria com muitas estátuas dos reis de Portugal. Uma verdadeira obra de arte e um dos principais motivos para visitar Castelo Branco.

Agora que você já sabe um pouco mais da história e o que fazer em Castelo Branco, Portugal, reúna a família ou crie um roteiro de viagem solo e não deixe de visitar o interior de Portugal. São lugares incríveis e surpreendentes como a capital da Beira Baixa que merecem atenção tamanha seu tesouro cultural muito bem conservado.

Deixe uma resposta

Fechar Menu