Descubra os melhores locais para conhecer em Évora, Portugal

A fascinante cidade de Évora, Portugal, fica a apenas 120km da capital Lisboa, e está localizada no coração de uma das regiões mais queridas pelos portugueses, o Alentejo.

Com aproximadamente 40 mil habitantes, a pequena cidade está dentro das muralhas símbolo das disputas que por lá houveram, primeiro lá estiveram os romanos, a seguir foi conquistada pelo povo  árabe, reconquistada pelos cristãos e muito disputada com os espanhóis, remetendo aos visitantes um ar de vila medieval.

Encantadora não só por seus aspectos arquitetônicos, mas também pela amabilidade de seu povo, Évora sem dúvida, merece espaço em seu roteiro de viagem.

O que conhecer em Évora, Portugal

Évora é um verdadeiro museu a céu aberto, para cada lado que você olha haverá algo de encantador. Suas ruas estreitas, com ar misterioso, deixam o visitante sempre curioso para saber o que há no final do arco-íris e pode ter certeza que em Évora há muitos “potes de ouro” ao fim de cada ruazinha e ladeira da cidade.

Évora é uma cidade tombada pela Unesco como patrimônio mundial, apesar de pequena ela transborda cultura e história. Comecemos pelo esplendoroso Templo de Diana, datado do século I, uma construção atribuída aos romanos que por lá estiveram. As colunas coríntias estão localizadas bem no meio da cidade, e você vai poder sentir toda a atmosfera histórica que osso representa.

A praça do Giraldo conta com prédios históricos preservados que servem como cartão postal de Évora. É interessante saber que por ali a Igreja de Santo Antão e a fonte de mármore fazem seu papel de garotos propaganda para os turistas que adoram uma boa foto. Nessa praça, é possível provar da culinária local, o difícil vai ser escolher entre tantos pequenos restaurantes e tascas.

Nesses pequenos restaurantes o importante é provar os pratos típicos do Alentejo, a comida alentejana está entre as mais saborosas do povo português. Com verdadeiro destaque à carne de porco alentejana. Trata-se de um prato de porco preto com ameijoas, a partida poderá lhe parecer estranho misturar carne e frutos do mar, mas sem dúvida é uma das receitas mais saborosas que você irá encontrar em Portugal.

Não deixe de visitar também a catedral da Sé, construção do século XII, importante monumento em que no ano de 1447 Vasco da Gama benzeu sua bandeira para sair na descoberta do novo mundo. Um lugar incrível com uma atmosfera de tirar o fôlego.  

Conheça a Capela dos Ossos em Évora, Portugal

É claro que em uma lista de o que conhecer em Évora, não poderíamos deixar passar a histórica, e também um pouco horripilante Capela dos Ossos.

O convento de São Francisco, construído a partir do século XV possui estilo gótico-manuelino, cuja igreja em que são celebradas missas regulares é também um dos pontos turísticos mais buscados pelos visitantes de Évora: a Capela dos Ossos. O local representa o quanto a vida é transitória e foi decorada com ossos de mais de 5 mil monges.

Logo na entrada você será recebido com uma placa de boas-vindas em que se lê: “Nós ossos que aqui estamos pelos vossos esperamos”. Blindados com uma atmosfera de silêncio em que só é possível ouvir os burburinhos dos outros visitantes.

Você pode visitar a página oficial do convento em https://igrejadesaofrancisco.pt/ e saber mais sobre horários e valores. Além da igreja e da capela, há ainda um excelente museu de arte sacra e uma coleção de presépios de muitos épocas que vale a pena a visita.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o que fazer em Évora, Portugal, marque na sua agenda um dia de visita, durante suas férias, será um passeio a ser recordado por toda a família.

Deixe uma resposta

Fechar Menu