Uma viagem pela natureza: Parque Nacional da Peneda Gerês

Esqueça tudo que você já viu em termos naturais, o Parque Nacional da Peneda Gerês localizado no norte de Portugal, permite aos visitantes embarcar em uma experiência incrível, dentro de um majestoso espaço de mata verde e de lugares incríveis.

Para que você entenda melhor, o parque é composto por quatro serras, Peneda, Gerês, Soajo e Amarela, que ocupam parte da região do Alto Minho e ainda um pouco de Trás-os-Montes. As esplêndidas cachoeiras e cascatas cristalinas, o contato com a natureza em seu aspecto mais puro e a vivência nas aldeias próximas fará com que suas férias no Gerês sejam inesquecíveis.

Parque Nacional da Peneda Gerês: o que visitar

Difícil é escolher entre tantas espaços a serem visitados no Parque Nacional da Peneda Gerês os melhores, ou os mais incríveis, portanto para ajudar um pouco, separamos dois lugares que não podem deixar passar no Gerês, o que visitar, acompanhe.

1. Cascata do Arado

O Rio Arado brinda-nos com uma cascata de água cristalina, que se localiza muito próxima a Aldeia Ermida. Localizada a leste do Gerês, a cascata é resultados de outras pequenas correntezas pluviais que deságuam todas do alto de uma montanha. Nos dias de verão um delicioso e relaxante banho de água pura irá renovar suas energias e deixar-lhe-á de queixo caído com tamanho espetáculo da natureza.

2. Castro Laboreiro

É também dentro do Parque Nacional da Peneda-Gerês que se localiza um dos mais ricos patrimônios da pré-história portuguesa, o Castro Laboreiro.  Se você é um apaixonado por natureza e história, irá adorar saber, e quem sabe conhecer, as pinturas rupestres e os monumentos datados de mais de 5 mil anos atrás. É também lá que está localizado o Castelo de Castro Laboreiro, a igreja e o pelourinho de castro Laboreiro. Um lugar que transborda história e cultura. Que podem ainda ser contados pelos aldeões que vivem por lá. Um espetáculo imperdível em meio à mata.

Parque Nacional da Peneda Gerês: onde ficar

Buscar alojamento no Gerês é um dos ponto mais fáceis de planejar em sua visita à região. Isso vai depender quanto tempo e quanto quer gastar para se hospedar, já que os preço iniciam nos albergues mais simples, onde uma pernoite pode custar 25€ até hotéis mais luxuosos.

São muitos os sites de hospedagem que oferecem locais na região, mas o que mais desponta é o turismo rural. Cada lugar possui suas próprias sugestões de passeios e dentro dos pacotes é possível escolher entre mais ou menos aventura.

Há também a possibilidade de ficar em casas familiares, como o que a plataforma Airbnb oferece. No Gerês, o alojamento é uma questão de planejamento antecipado, afinal você pode ir com a família curtir um pouco do campo e até mesmo visitar as vinícolas da região ou pode querer aventurar-se pelas matas e rios. Tenha em conta que no verão a procura aumenta, o que pode inflacionar um pouco os valores, principalmente dos hotéis fazenda maiores, devido à procura.  

Seja por um fim de semana, ou por umas longas férias, o Parque Nacional da Peneda Gerês sempre será um belíssima e agradável opção de lazer. Com o plus de que a natureza está sempre em movimento, portanto mesmo que você volte no ano seguinte, algumas coisas já estarão diferentes. Valerá apenas cada caminhada e cada mergulho nesse pedaço de paraíso desenhado pela natureza.

Deixe uma resposta

Fechar Menu