Férias no norte: conheça a região do Douro, Portugal

A região do Douro, Portugal, é um dos destinos mais requisitados do país! O nome  deriva do Rio Douro que, sinuosamente, atravessa a região norte de Portugal de ponta a ponta.

Se você está em busca de um lugar para estar em contato com a natureza, boa mesa e excelentes vinhos, então  deve começar a planejar sua viagem à região do Douro, uma referência quando se fala em vinhos. Será, com certeza, uma experiência de deixar o queixo caído por tudo de esplendoroso que poderá ver e sentir.

Os segredos da região do Douro, Portugal

Quando se fala a respeito da região do Douro, logo pensamos em vinho do Porto, não é mesmo? Mesmo quem conhece minimamente o norte português sabe que são de lá as caves que produzem um dos mais apreciados digestivos do mundo: o vinho do Porto.

Trata-se de um vinho diferente dos demais por suas peculiaridades de fabricação. O vinho do Porto possui muita tradição, e é baseado nisso que os fabricantes portugueses capricham na hora da realização do vinho e não só, também nas boas vindas aos visitantes.

A região vinícola, demarcada pelo Douro, possui muitas casas de portas abertas para os visitantes. Você pode comprar passeios para conhecer mais da cultura nortenha através da prova dos vinhos e dos maravilhosos queijos portugueses. O melhor de tudo isso é que sempre haverá uma paisagem nova para encantar seus olhos.

O que fazer na região do Douro, Portugal

Embora a região do Douro seja mais conhecida por abrigar a cidade do Porto, segunda maior do país, existem recantos escondidos que merecem ser visitados pela majestosa beleza natural. E foi pensando nisso que trazemos para você alguns dos locais imperdíveis para conhecer no norte de Portugal.

Vila Nova de Gaia

É lá que o vinho do Porto envelhece. As caves que ficam nos subterrâneos da cidade podem ser visitadas. Além disso é possível adquirir passeios pelo rio Douro para andar nos pequenos barquinhos, que antes de haver grandes barragens, permitiam que o produto pudesse atravessar as águas e chegar aos fervorosos consumidores. Vale a pena visitar as belas paisagens e ter um panorama completo do Porto, cidade que fica do outro lado da ponte.

Peso da Régua

A visita ao Museu do Douro, na cidade de Peso da Régua, oferece outra perspectiva em relação a cultura vinícola.  Era dessa pequena cidade que os vinhos do Porto eram transportados, em barcos rabelo, até às caves de Vila Nova de Gaia para que pudessem ser apurados. Não deixe de visitar os muitos miradouros da região e descobrir belas paisagens.

Alto Douro Vinhateiro

A mais antiga região vitícola regulamentada do mundo fica no Alto Douro Vinhateiro. Não poderia ser diferente, suas belas paisagens são marcadas pela presença do Rio Douro e muita natureza intocada. A regiºão é reconhecida pela Unesco como patrimônio cultural e por isso pode-se desfrutar de algumas atividades que procuram dar visibilidade e informação sobre a história do local.

A região do Douro, Portugal é sem dúvida um dos lugares mais incríveis quando se trata de destino de viagem. A excelente gastronomia portuguesa juntamente com os vinhos são a combinação perfeita para quem quer desfrutar de momentos de tranquilidade, ainda mais quando se trata de um local onde a natureza foi generosa e o homem soube como preservar.

Deixe uma resposta

Fechar Menu