Viagem ao interior: conheça Santarém, Portugal

Conhecida por ser considerada a capital do Gótico português, Santarém é uma pequena cidade que em geral não está nos roteiros de viagem, mas que possui um patrimônio cultural tão grande que deveria ser considerada um dos principais pontos de interesse do centro do de Portugal.

Localizada a mais ou menos 80 km de Lisboa, Santarém já viveu dias de maior importância, mas caiu um pouco no esquecimento dos que por ali viajam. Pois saiba que possui inenarrável beleza e importância cultural para o país.Acompanhe nossas dicas de viagem e descubra porque Santarém é uma das cidades mais charmosas do centro de Portugal.

As incríveis histórias guardadas em Santarém, Portugal

Uma cidade pequena, com os moldes das antigas vilas típicas que encontram-se no interior do país, Santarém possui magníficos miradouros espalhados pela cidade, que recaem suas vistas sobre o Rio Tejo, mesmo rio que passa em Lisboa. Para que você não perca nenhum ponto importante de sua viagem, sugerimos o que fazer em Santarém, Portugal.

Seu passeio começa pelo Largo de Alcáçova, que fica localizado no centro da cidade. É de lá que, a pé, você poderá ir ao primeiro ponto espetacular: os Jardim das Portas do Sol. Esse miradouro debruça-se pelo Rio Tejo, e oferece uma vista infinita dos verdes pastos que circulam a cidade, ideal para começar seu dia de passeio e sacar algumas fotos incríveis da natureza local. Por lá ainda encontra-se vestígios de um antigo castelo mouro, conquistado por Dom Afonso Henriques em 1147.

As grandes sacadas das fachadas são algo muito característico de Santarém, Portugal. Além de estarem presentes nos prédios, mesmo com a pouca largura das ruas, tal como outras cidades históricas do país, aqui elas chegam a unirem-se umas às outras. Uma curiosidade para os amantes da arquitetura.

Mas há ainda mais o que fazer em Santarém, Portugal, a partir da Fonte das Figueiras, uma das preciosidades góticas data dos séculos XIII a XIV, poderá encontrar o Convento de Santa Clara, juntamente com a espetacular igreja e também o Convento de São Francisco, com suas colunas geminadas e estilo gótico.

O que fazer em Santarém, Portugal: feiras e gastronomia

Na cidade de Santarém, Portugal, existe um evento muito importante que ocorre anualmente: a Feira da Golegã, que teve seu início no século XVIII. A Feira Nacional do Cavalo a mais importante de todas as feiras no seu género não somente em Portugal, mas no mundo. A principal mostra gastronômica do país também ocorre em Santarém, na segunda quinzena do mês de outubro e por também a Feira Nacional de Agricultura do Ribatejo, que ocorre na primeira semana de junho de cada ano.

E por aqui também não poderíamos deixar passar a gastronomia, afinal não há em Portugal cidade em que a mesa não seja bem completa de saborosas receitas regionais. É em Santarém que você terá a oportunidade de saborear pratos como a Sopa de Pedra, a Sopa de Cachola, a Caldeirada à Fragateiro, o Cozido de Carnes Bravas,  o Torricado, o Ensopado de Enguia, a Açorda de Sável e claro, sem esquecer da sobremesa que são muitas e típicas, com destaque às Delícias de Batata e as Broas de Pinhão e Mel.

Conheça mais sobre a cultura do interior do país visitando Santarém. Portugal interiorano espera por você de braços aberto, mesa posta e muita, muita história para contar. Desbrave as sinuosas e estreitas ruas da cidade e encante-se a cada nova esquina.

Deixe uma resposta

Fechar Menu