Viajar com animais para Portugal: documentação e procedimentos necessários

Viajar com seu pet para outro país, seja de férias ou de mudança, pode ser uma grande dor de cabeça caso você não tenha tudo planejado! Saiba quais são os procedimentos para viajar com animais para Portugal.

Mas basicamente, trata-se de reunir algumas autorizações, pagamento de taxas e claro, ter tudo em dia com a saúde do seu pet. Além disso, descubra quais as formas de transporte que permitem viajar com animais, pois nem todos os meios deixam animais embarcarem.

Quais as regras para viajar com animais para Portugal?

Segundo informações da agência ANA – Aeroportos de Portugal, nem todas as companhias aéreas permitem o embarque de animais, portanto antes de viajar com animais para Portugal, verifique a companhia aérea que mais se ajuste a sua necessidade. Para quem fizer a viagem de navio, deve ter em mente que os cruzeiros não aceitam animais, à exceção dos cães guia.

Como cada companhia aérea tem suas próprias regras em relação ao transporte de animais, a primeira providência a ser tomada é entrar em contato ou acessar o serviço de informações nos sites das empresas.

Não deixar para tomar providências de última hora é o melhor conselho que você irá receber quando o assunto é o transporte de animais. Isso acontece porque para que seu pet possa ser transportado deve seguir uma série de exigências que podem demorar meses até que tenha tudo organizado, por isso, veja o passo-a-passo de como viajar com animais para Portugal.

Viajar com animais para Portugal: passo-a-passo

Para que seja autorizado a viajar, o seu melhor amigo deverá ter um microchip implantado além de vacinas do animal em dia. Confira os passos que devem ser tomados para o transporte do seu bichinho:

  1. Em primeiro lugar o seu animal de estimação deverá ter um microchip implantado padrão ISO 11784 e ISO 11785, que pode ser feito em sua clínica veterinária de confiança. Você receberá um certificado por isso que deverá levar na viagem;
  2. Dar a vacina da raiva;
  3. Fazer o teste de sorologia da raiva (anti rábica) no animal, 30 dias após a aplicação da vacina da raiva;
  4. A sorologia deve ser enviada para um dos laboratórios aprovados pela Comissão Européia, não há nenhum no Brasil, mas você pode conferir a lista clicando aqui;
  5. Após sair o resultado você ainda deverá aguardar 90 dias para poder viajar;
  6. Você também deverá marcar hora na Vigiagro da sua região, e tirar o CZI – CERTIFICADO ZOOSANITÁRIO INTERNACIONAL PARA CÃES E GATOS – com data máxima de 10 dias antes de viajar (você pode baixar o certificado clicando aqui). Esse é um documento do Ministério da Agricultura e é obrigatório;
  7. Ter vermífugo e antipulgas em dia e por fim tirar um atestado de saúde do seu animal com o veterinário responsável.

Para viajar com animais para Portugal, você deve seguir o passo-a-passo listado acima de forma correta. Ao chegar no país deverá contatar a Direção Geral dos Serviços Pecuários enviando via e-mail os documentos do animal, o número e a hora da chegada do voo. Neste momento os animais permitidos para entrada na União Européia são cães, gatos e furões. Viaje tranquilo e sempre observe as regras de vigilância do país de destino.

Deixe uma resposta

Fechar Menu