Conheça a incrível área protegida de Albufeira do Azibo 

É na região nordeste de Portugal que fica um dos locais de maior tranquilidade e beleza do país. Estamos falando de Albufeira do Azibo! 

Sua paisagem protegida, guarda segredos da natureza e algumas surpresas que deixam qualquer amante da natureza encantado. Desde os trilho do Azibo, a lagoa lar de muitos anfíbios e peixes e as aves migratórias tudo por lá encanta.

Além de toda a flora e fauna do local há ainda uma praia fluvial, conhecida pelos moradores da região. Um lago de água belíssimo que recebe pessoas que desejam refrescar-se no quente verão europeu. Conheça um pouco mais sobre o local e o que você pode encontrar por lá. 

Descubra a fauna e a flora de Albufeira do Azibo 

Albufeira do Azibo é um conhecido local de observação de aves migratórias. Um dos mais conhecidos pelos admirados. Por lá a cada ano diversas espécies podem ser vistas sobrevoando e fazendo seus ninhos. 

Algumas ficam por lá, outras, com a chegada do inverno, buscam por lugares mais quentes. O fascínio se deve a poder encontrar aves da mais variadas espécies. Uma das mais animadas e que faz a alegria dos visitantes são os chamados maçaricos-das-rochas. Seu divertido cantar encanta a quem por lá passa. Juntamente com espécies de patos, garças e outras aves, adornam o rio que fica repleto de belas cores. 

Já nos locais mais altos de escondem as águias. Sim, você poderá observar esse poderoso caçador aéreo em ação. As cegonhas também possuem ninhos mais ao alto, então é bem possível cruzar com algumas delas durante seu passeio. E não são apenas as aves que por lá vivem, esquilos, lontras e raposas, entre outros animais, fazem da Albufeira do Azibo sua casa. Pode não ser fácil avistá-los, mas é recompensador, tamanha a magia de estar pertinho da fauna local. 

As praias fluviais de Albufeira do Azibo 

No verão a boa pedida é refrescar-se! Situadas nas margens da albufeira, as praias fluviais do Azibo se localizam em frente a barragem de Bragança. Suas infraestruturas são impecáveis. Trata-se de praias para toda a famílias. Por lá é possível praticar esportes náuticos, fazer um picnic ou apenas aproveitar a sombra de alguma árvore da região. 

Há acesso a pessoas portadoras de deficiência e dispõe de tudo que um veranista necessita para que sua estadia seja perfeita. Vale lembrar que toda a área em volta da albufeira, incluindo a praia do Azibo é um local protegido. Por esse motivo pede-se maior cautela em relação a preservação do local. Além de tudo isso, ainda é possível passear pelos trilhos da área protegida e divertir-se com pleno contato com a natureza. 

Deixe o estresse da cidade para trás e relaxe na Albufeira do Azibo. Para chegar lá é simples: saindo do Porto, pela estrada A4 siga em direção à Amarante e depois siga pela estrada IP4 em direção à Bragança. Siga as indicações e vá em direção à cidade de Macedo de Cavaleiros. Percorra mais ou menos 2 km e chegará ao paraíso.

Deixe uma resposta

Fechar Menu