Bolsa de estudo: Portugal e suas oportunidades de ensino

Muitos universitários brasileiros sonham em estudar fora do país como forma de dar um up no currículo, mas os custos associados podem ser um problema! 

Hoje, abordamos a possibilidade de estudar fora do Brasil, ao abrigo de uma bolsa de estudo. Portugal é conhecido mundialmente por seu excelente sistema de ensino, e são muitas as universidades brasileiras que possuem acordos com estabelecimentos de ensino superior portugueses, que permitem que os estudantes brasileiros façam uma parte dos estudos (chamado de sanduíche) ou estudem integralmente seu curso em Portugal. 

Além disso já há a possibilidade de um estudante brasileiro ingressar em uma universidade portuguesa através do ENEM – exame nacional do ensino médio – o que facilita ainda mais na hora de pleitear uma bolsa de estudo. 

Portugal está de portas abertas a quem quer rechear o currículo, viver em meio a outra cultura e de quebra estudar em uma das melhores faculdades do mundo. Confira nossas dicas de como conseguir a sua. 

Bolsa de estudo para brasileiros em Portugal: saiba como ingressar com ENEM 

Para se obter uma bolsa de estudo, Portugal exige alguns requisitos. Os brasileiros possuem uma vantagem extra que é a facilidade da língua, ótimo para quem quer sair do país e não se sente muito à vontade com outras línguas. Ainda assim, cabe ressaltar que a grande parte dos portugueses, principalmente os mais jovens, falam inglês fluente desde a escola. 

Qualquer estudante que tenha realizado o ENEM tem direito a concorrer às vagas de ensino universitário em Portugal. Quem obtém melhores métricas tem a preferência, ou seja, quanto maiores suas notas, maiores as chances de ingressar em uma universidade portuguesa. Para se candidatar basta entrar na página da universidade e realizar o processo seletivo. 

Para concorrer a uma bolsa de estudo para brasileiros em Portugal existem alguns pontos a serem observados. O estudante não pode ter dupla nacionalidade europeia, deve apresentar justificativa de baixo rendimentos e ainda obter pelo menos 500 pontos no exame. Cada universidade possui suas normas próprias, por isso é importante estar atento a isso. O curso de medicina não pode ser realizado através do ENEM.

Que tipo de bolsa de estudo Portugal oferece?

Ainda há outras formas de se candidatar a uma bolsa de estudo. Saiba como conseguir uma bolsa de estudo para estudar em Portugal, já que o país possui muitas oportunidades a quem deseja se especializar. 

Além do ENEM, que é a forma mais conhecida de bolsa de estudo para brasileiros em Portugal, o estudante interessado em estudar no exterior pode ainda concorrer a outras modalidades de bolsa, que são:

Bolsa por Mérito

Estudantes que possuem excelente desempenho acadêmico no Brasil e que querem fazer um ou mais semestres em Portugal, ou ainda, que tenham obtido excelência durante o período escolar. Nessa modalidade o aluno que queira conseguir uma bolsa de estudo para brasileiros em Portugal, poderá cursar a graduação, mestrado ou doutorado tendo suas despesas totalmente cobertas pela bolsa.

Bolsa por perfil

Algumas universidade possuem poucos alunos em determinadas áreas, o que aumenta o interesse em desenvolver alunos nessas posições. Por esse motivo são ofertadas bolsas a fim de aumentar o número de alunos que desenvolvam estudos em certos cursos. Para isso são concedidas bolsas no intuito de atrair mais estudantes. 

Bolsa por padrão socioeconômico 

Por fim há a bolsa de estudo para os candidatos de baixa renda. Pessoas que se enquadram em determinados requisitos financeiros para usufruir estudar com tudo pago. Nesse caso não somente a situação socioeconômica será levada em conta, mas as skills e o desempenho do candidato também. 

Para obter uma bolsa de estudo Portugal oferece muitas opções, isso vai depender do perfil de cada candidato. Se você sonha em sair do país, encher seu currículo de novas experiências, estar ligado a outra cultura e estudar em um ensino de excelência reconhecido mundialmente, busque pelas oportunidades que Portugal oferece.

Deixe uma resposta

Fechar Menu