6 comidas típicas da República Tcheca que você tem que provar

Uma das melhores formas de descobrir um pouco sobre a história e personalidade de um país é através de sua gastronomia. Por esse motivo vamos fazer uma viagem pelas comidas típicas da República Tcheca e conferir o que o aguarda por lá.  

Um país pequeno em dimensão, mas cheio de cultura, recebe influências gastronômicas de outros países próximos como Alemanha, Áustria e também da Hungria. Não é raro que os restaurantes possuam opções provenientes desses países, em uma combinação única de dar água na boca. 

Dessa forma para que você conheça um pouco mais das comidas típicas da República Tcheca, e o princípio da gastronomia por lá, nada melhor do que conhecer de antemão as delícias dos pratos tchecos. 

Comidas típicas da República Tcheca: de onde vem a inspiração 

A comida típicas da República Tcheca é muito parecida com a alemã, principalmente a base de preparação dos pratos em geral, pois possui carne de vaca, porco e também batatas. 

Com ligeiras diferenças no preparo, confecção até no preço! Comer na República Checa é super barato (mesmo na capital Praga) se comparado com outras capitais europeias.

Acompanhe nossa lista dos melhores pratos da gastronomia: as comida típica da República Checa. 

As 6 melhores comidas típicas da República Tcheca 

  1. Svičkova

Esse é o prato mais apreciado pelos tchecos, é como comer bacalhau em Portugal ou feijoada no Brasil, um verdadeiro pop star da gastronomia tcheca. A base é a carne bovina, molho de verduras e pão knedlík, típico por lá. Alguns restaurantes substituem o pão por batatas cozidas. O inusitado aqui é que além disso tudo o prato é acompanhado por um geléia de frutos vermelhos. 

  1. Goulash 

Poderíamos dizer que é apenas uma carne ensopada, mas acontece que o goulashe é muito mais saborosa que isso. Seu preparo é feito com legumes e MUITA pimenta, o acompanhamento do prato são almôndegas.  Tradicionalmente a receita é preparada com carne bovina, mas há quem faça com outras carnes e até há uma opção vegetariana. Democrático, não?

  1. Eisbein

Trata-se do joelho de porco. Muito comum em restaurantes da Áustria e Alemanha, o eisbein foi incorporada como uma das comidas típicas da República Checa. É servido com pão, mostarda e legumes salteados. 

  1. Opský salát

Uma salada que contém: pepino, pimentão vermelho, tomate e queijo balcânico. Esse tipo de queijo é bastante salgado, o que confere sabor à salada. Tendo em vista que a culinária por lá é bem pesada, já que consomem muitas carnes, fritos e gordura, esse é um bom prato (mais saudável) para se pedir. 

  1. Tatarská omáčka 

Molho tártaro, mas nem um pouco parecido com o que se consome no Brasil. Na verdade essa é uma dica imperdível, se houver no menu, peça!

  1. Smažený sýr

Queijo empanado frito. Em geral as opções podem ser queijo holandês ou camembert tcheco. Não importa qual for, você irá se apaixonar. Ideal para um fim de tarde acompanhado de cerveja.  

As comidas típicas da República Tcheca estão muito longe de serem as mais saudáveis que você poderá experimentar, mas sem dúvida estão na lista das melhores do mundo. Tudo por lá parece ser saboroso e convidativo à repetição, portanto prepare-se para viver uma experiência gastronômica incrível.

Deixe uma resposta

Fechar Menu