Descubra quanto custa estudar em Portugal para brasileiros 

Os estudante brasileiros que desejam estudar em Portugal, em geral, possuem muitas dúvidas sobre os custos de ingressar em uma universidade portuguesa. Neste artigo iremos abordar o tema, e tentar perceber quanto custa estudar em Portugal. 

Em primeiro lugar é preciso lembrar que Portugal é uma referência mundial no ensino, e as suas instituições de ensino estão entre as melhores do mundo. É o caso da mundialmente famosa Universidade de Coimbra e claro sem falar nos institutos técnicos de renome. 

Claro que isso possui um custo a ser arcado pelos interessados, portanto acompanhe os cálculos e para saber quanto custa estudar em Portugal. 

Quanto custa estudar em Portugal? Algumas dicas 

O custo pode variar, e muito, em função da instituição de ensino que escolher. Isto é, se decidir estudar numa universidade de Lisboa ou Porto, será certamente mais dispendioso do que estudar numa universidade de Leiria ou Vila Real. Vale ressaltar que em Portugal até mesmo as universidade públicas são pagas!

A não ser que você consiga uma bolsa a partir do ENEM – Exame Nacional do Ensino Médio – e tenha o estudo gratuito, terá que desembolsar valores que podem ser mensais ou anuais. 

Grande parte das universidades públicas em Portugal dão a possibilidade de obter uma bolsa de estudo, através do governo português, sendo que alunos provenientes do Brasil, Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste possuem descontos atrelados à sua nacionalidade (isso não se aplica a estudantes com dupla nacionalidade europeia). Esse desconto chama-se de estudo CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa.

Qual o valor das propinas para estudar em Portugal

Em Portugal as mensalidades ou anuidades das universidades são chamadas de propinas, nesse sentido você pode pesquisar quanto custa estudar em Portugal comparando o valor das propinas cobradas por cada universidade. 

Em média o valor para candidatar-se pode variar dos 20€ aos 120€ isso vai depender bastante da região também. É claro que em cidades maiores como Lisboa, Porto e Coimbra custará mais do que em cidades do interior do país. 

Quanto às propinas, elas podem ser pagas mensalmente ou anualmente, como dissemos. Isso vai depender dos acordos das universidade e da disponibilidade do aluno. Algumas inclusive possuem descontos para quem deseja pagar a vista, cumprindo os prazos dos editais. 

Os valores das licenciaturas podem sofrer variações entre os mil e os 3 mil euros por ano, dependendo do curso e da instituição de ensino. Custos para mestrado e doutorado são ainda maiores. E geral o doutorado em Portugal custa menos que o mestrado, diferentemente do Brasil. Os interessados em realizar mestrado em Portugal podem chegar a pagar 14 mil anuais em faculdades privadas, mas com o desconto proveniente do CPLP esse valor cai para 4 a 5 mil euros em média. 

Se você está sonhando em estudar em Portugal, pesquise quais as universidades portuguesas oferecem seu curso de interesse. Atente para o quanto custa estudar em Portugal, mas não só nas propinas, assim como no Brasil os cálculos devem ser feitos juntamente com outros fatores como moradia, materiais, alimentação e transporte. Uma boa dica é visitar os sites das câmaras municipais onde está sua universidade elegida e pesquisar um pouco da economia local da cidade.

Deixe uma resposta

Fechar Menu