Dicas imperdíveis de o que fazer em Viana do Castelo

Há muito o que fazer em Viana do Castelo, Portugal, a cidade no norte do país não só é uma zona portuária, como está privilegiadamente a 30 minutos da fronteira com a vizinha Espanha e a pouco menos de uma hora de cidades como Porto e Braga. 

A localização excelente, a beleza das paisagens e a cultura de Viana do Castelo também são visitadas anualmente pelos peregrinos que percorrem o longo caminho para Santiago de Compostela, pelo Caminho da Costa. Esses já são motivos de sobra para reservar um fim de semana e apreciar a cidade, mas ainda há mais, por isso vamos lhe mostrar o que fazer em Viana do Castelo, com dicas super interessantes. 

O que fazer em Viana do Castelo: monumentos no centro da cidade

O centro de Viana do Castelo abriga a Praça da República, considerada o centro da vida política e sociocultural da cidade há mais de quinhentos anos. Por lá você poderá encontrar emblemáticos monumentos de Viana do Castelo, tais como: os Antigos Paços do Concelho, o edifício da Misericórdia, e o elegante chafariz quinhentista que, segundo o site oficial da cidade, foi concluído em 1559, pela mão do mestre canteiro João Lopes conhecido como “o velho”, que também construiu o chafariz de Caminha e, consta, alguns chafarizes semelhantes que podemos encontrar em cidades galegas como Pontevedra. 

Foi durante vários séculos o ponto de abastecimento de água potável da população vianense e, pela sua monumentalidade e localização, uma das referências urbanas do burgo.

Nas épocas de festejo a cidade se enche ainda mais de cor, aliás cor é o que não falta em Viana do Castelo, cidade com muita vida, que abriga dezenas de festas e festejos, entre as quais, a maior romaria da região: a Romaria da Nossa Senhora d’Agonia.

Saiba mais sobre as festas e a consagra feira de Viana do Castelo 

O que fazer em Viana do Castelo?Não é difícil responder a esta pergunta, pois a cidade é repleta de atrações o ano todo. As festas e romarias são conhecidas em todo país, e tão bem visitadas que possuem até mesmo site oficial. 

Comecemos pela Feira Medieval, uma festa que transforma os prédios históricos da cidade em local de convívio para toda a família, com o objetivo de mostrar aos visitantes e aos moradores da região os costumes da época medieval. Cultura, dança, gastronomia e muito mais, com os trajes típicos da época, esperam pelos olhares curiosos dos frequentadores.

Mas nem só de festas vive a cidade. A feira de Viana do Castelo é nacionalmente conhecida como uma referência no assunto. É no Campo d’Agonia, também conhecido como Campo do Castelo, que acontece a feira semanal de Viana do Castelo. Cumprindo a tradição, as dezenas de feirantes vendem os mais variados produtos, ao ar livre, em um grande espaço de socialização e negócios. Pode-se destacar o comércio de calçados, vestuário, têxteis, e até mesmo móveis. Inconfundível e um excelente local para repaginar a si e a sua casa. Quem sabe até levar uns presentinhos.  

A pequena cidade do norte tem muito o que contar. O que fazer em Viana do Castelo em primeiro lugar é caminhar e descobrir. Afinal trata-se de uma pequena região e nada melhor que descobrir lugares caminhando. O ar medieval encanta cada vez mais os visitantes, por isso não deixe de conhecer Viana do Castelo, o norte de Portugal espera por você.

Deixe uma resposta

Fechar Menu