Conheça a emblemática cidade de Olhão, Portugal

Olhão não é uma cidade de muitos monumentos ou grandes edifícios, mas é repleta de histórias. Ainda hoje é conhecida pelo início da revolução contra as tropas francesas em  meados de 1808, um marco histórico português que é contado de geração em geração.

No século XVII, os pescadores começaram a povoar a cidade que hoje é uma pacata e tranquila região, mas que ao mesmo tempo, é cheia de vida e locais que servem deliciosos pratos de peixe.

Saiba mais sobre a cidade e os seus costumes! 

Olhão e os franceses 

O maior edifício da cidade é a igreja paroquial barroca, datada do século XVII, e dedicada à Nossa Senhora do Rosário. 

Reza a história que foi à torre desta igreja que os pescadores da região subiram para tocar o sino em aviso ao ataque francês, permitindo que os moradores da cidade percebessem o perigo e ficassem em alerta. 

Hoje, localizada em uma bonita praça, a Igreja é um dos destaques da cidade. A capela de Nossa Sra. dos Aflitos está nos fundos da Igreja de Nossa Sra. do Rosário. Conta-se que as mulheres dos pescadores reuniam-se na pequena capela para rezar em dias de tempestade. 

O que visitar em Olhão, Portugal 

É em direção ao mar que se pode localizar o mercado municipal de Olhão. Um dos principais pontos de interesse da cidade, não só pelo prédio de tijolos vermelhos, com ares modernos que se encontra na zona portuária da cidade, como do que ele provê. 

Trata-se de um festival de iguarias e para quem gosta de frutos do mar uma verdadeira arca do tesouro. Os vendedores comercializam todo o tipo de peixes, lulas e mariscos, até os que não se imaginam. E claro, há também o espaço colorido das frutas e verduras. 

Por falar em mariscos, em agosto, Olhão recebe o festival do marisco. As barraquinhas de comida e o entretenimento chegam para dar mais alegria e aromas à tranquila cidade.

 Em volta do mercado municipal é possível comer e beber com preços super amigáveis. Já se sua intenção é comer junto ao mar, então prepare o bolso, mesmo sendo uma cidade pescatória, a vista pode deixar os pratos um pouquinho mais caros. 

Olhão é uma cidade pequena e charmosa onde se pode comer e beber por preços muito em conta, caminhar pelo centro e admirar suas casas pintadas de branco e claro conhecer um pouco mais da história visitando um edifício muito importante, que é a igreja da cidade.

E como bônus, ela está próxima de outras tantas cidades interessantes da região do Algarve, por isso, se você estiver por perto, verifique a distância até lá e não perca a oportunidade de visitar esse agradável e tranquilo município.

Deixe uma resposta

Fechar Menu