Parque Natural do Alvão: conheça o lugar da maior cascata de Portugal

É um daqueles lugares que mais parecem ter sido tirados de um filme, tamanho seu charme e a perfeição das cores da natureza. O Parque Natural do Alvão situa-se no norte de Portugal, na região do Douro e sua existência data de 1983. 

Trata-se não só de mais um parque fantástico que Portugal abriga (e que são realmente um convite a um passeio pela natureza), mas também é uma área de proteção natural. Tanto da fauna quanto da flora de região. 

Na zona com maior altitude está a Serra do Alvão e também o planalto de Lamas de Olo. Vamos conhecer um pouco mais sobre este parque natural além de lhe dar opções de passeios pela serra de Alvão. Acompanhe. 

O que fazer no Parque Natural do Alvão 

No Parque Natural do Alvão o que não falta são lugares que deixam os visitantes em contato com a mais pura natureza. É claro que existem alguns pontos de maior sucesso, seja por sua beleza, seja pelas atividades que oferece. Confira o que é possível conhecer por lá. 

Barragem do Alvão: em meio ao parque, a barragem do Alvão é um esplendoroso espelho de água,que nasceu na década de 40, proveniente de obras que faziam por lá. No verão o convite é ir banhar-se por lá. Excelente para fazer um piquenique e descansar em contato com a natureza. Além disso, caso o local esteja tranquilo e a temperatura mais agradável é bem possível que os visitantes possam dar um “oizinho” às lontras que costumam boiar por lá. 

Lamas de Olo: A aproximadamente mil metros de altitude está Lamas de Olo. Trata-se de uma pequena aldeia que preservou  a simplicidade e beleza de suas casas e construções. Quase tudo por lá é feito de pedra, ou a partir de alguma pedra. A tranquilidade do local está em observar cada espaço com muita atenção. Além de dar a oportunidade de conhecer pessoas locais que possam dar dicas e contar alguns causos da região.

A maior cascata de Portugal fica na Serra do Alvão 

Na Serra do Alvão é possível conhecer dois lugares incríveis. Trata-se de duas cascatas que valem a experiência, mesmo que faça frio e não seja apropriado ao banho. São elas:

Cascata de Galegos da Serra

A cascata de Galegos da Serra localiza-se na freguesía de Vila Marim, Vila Real, e é incrível. Não só por sua esplendorosa beleza, mas por tudo que a rodeia. Por lá tudo é verde, criando uma incrível tabela de pantone muito própria do lugar. O espelho d’água que se forma a partir do lago é de cair o queixo. 

Cascata de Fisgas de Ermelo

Considerada a maior cascata do país, essa queda d´água é, sem dúvida, uma das mais bonitas que poderá encontrar na Serra do Alvão. São aproximadamente  200 metros de extensão, que formam essa maravilha da natureza que existe há milénios. As águas do rio Olo, que nasce no Parque Natural do Alvão, são para onde a cascata corre. O caminho para chegar até lá é bastante complicado, por isso o ideal é contratar um guia e ter boa condição física. Nos dias quentes aproveite para banhar-se nas pequenas piscinas naturais que se formam entre as rochas. Um passeio encantador.  

O norte de Portugal reúne uma série de locais em meio a natureza que são excelentes destinos de férias. O Parque Natural do Alvão é um desses lugares incríveis que merecem ser visitados ao menos uma vez. Não esqueça-se de levar roupas confortáveis e roupas de banho para os dias mais quentes. Com certeza será uma excelente experiência e descoberta de viagem.

Deixe uma resposta

Fechar Menu