Saiba quais os melhores spots do Parque Natural do Douro Internacional

Está localizado na parte norte de Portugal e abrange os municípios de Miranda do Douro, Mogadouro, Freixo de Espada à Cinta e Figueira de Castelo Rodrigo. 

São cerca de 122 km de natureza, em que as encostas formam verdadeiros cartões-postais, que abrigam os ninhos construídos pelas aves que lá habitam. Espécies de todos os gêneros, inclusive algumas ameaçadas de extinção, possuem por lá a oportunidade de abrigo e alimentação, sem sofrer agressões. 

O Parque Natural do Douro Internacional é  também um local remoto e de difícil acesso aos visitantes e curiosos, muito por não haver transportes públicos que por lá passam e muito porque o acesso de carro, ainda que tenha melhorados nos últimos anos, ainda é um pouco complicado. Entretanto, a crescente curiosidade e interesse dos turistas têm feito com que as condições de acesso começassem a mudar para melhor. 

Como é o clima no Parque Natural do Douro Internacional

Por tratar-se de um local de natureza, o parque possui grandes variações climáticas e a região nem sempre é propícia a receber visitantes. 

Os invernos são intensos e muito frios e os verões possuem temperaturas bastante elevadas. O ar seco também é um dos pontos que se deve ter em atenção antes de escolher a melhor época do ano para ir até lá.

 Os melhores meses para visitação são fevereiro e março, pois está na época da primavera na Europa e por isso tudo está a florescer, proporcionando um espetáculo único de cores e aromas. 

As melhores vistas do Parque Natural do Douro Internacional

Em locais como esse nada melhor que um miradouro para contemplar toda a beleza que por lá habita, portanto para que você possa conhecer um pouco mais da região do Parque Natural do Douro Internacional sugerimos alguns locais imperdíveis.

Próximo à Aldeia Nova, encontra-se um miradouro que irá deixar você sem ar. Dá para contemplar o Douro e perder-se na paisagem. Já em Miranda do Douro, outro incrível miradouro aguarda sua visita para  contemplar o percurso que faz o Douro Internacional. Por ali, dá até para ver o país vizinho de Portugal, a Espanha. 

Andando um pouco mais, você vai precisar de um carro ou guia turístico para essa aventura, você irá passar por muitos miradouros, dependendo da cidade e da altitude a vista se modifica, mas sempre impressiona. Como é o caso do miradouro do Carrascalinho. Se localiza a alguns quilómetros de Lagoaça. Possui uma zona cercada, por segurança, porém mais a frente é possível tirar belas fotos nas pedras do local. 

Há ainda um local muito famoso, talvez o miradouro mais procurado pelos visitantes: o miradouro do Penedo Durão. De lá facilmente se pode observar a fauna e a flora do parque, além de ter uma vista privilegiada dos pássaros que por lá vivem.  Os ninhos dessas das aves fica próximo ao miradouro, uma vez que estamos falando de um local super alto. Portanto, vale a pena ter paciência e levar um tempo a mais por lá, para quem sabe ser brindado pelo voo de algum dos animais fantásticos que por lá habitam. O espetáculo está, sobretudo, em observar o planear dos pássaros sobre o Rio Douro. 

Parque Natural do Douro Internacional é um dos tesouros mais preciosos de Portugal e possui valor inestimável, principalmente para a vida animal da região. Nossa melhor dica de viagem por lá é que explore o máximo possível. As aldeias e cidades que rodeiam o local são habitados por pessoas calorosas, dispostas a mostrar mais da terra em que vivem. Portanto aprecie a natureza e todo o espetáculo que ela proporciona.

Deixe uma resposta

Fechar Menu