Conheça o incrível Parque Natural das Serras de Aire

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros é um lugar mágico que fica a poucos quilómetros de Lisboa e é excelente para escapadinhas em qualquer época do ano. 

Os tesouros por lá são muitos! No Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros tudo parece mágico em meio a natureza e suas cores que mais parecem sair de um cartão postal. A menos de uma hora de Lisboa (de carro) é possível visitar grutas, conhecer o patrimônio histórico do local, e com sorte até chegar a conhecer as pegadas dos dinossauros que viviam por lá. 

Os lagos do Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros são de uma beleza estonteante, e sem dúvida um espetáculo à parte. 

Onde se localiza o Parque Natural das Serras de Aire?

O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros está localizado no Centro de Portugal. Para quem vai do Porto o trajeto leva mais ou menos duas horas. Já de Lisboa em cerca de uma hora é possível chegar no local. O que o torna o local ideal para passear nos dias de folga, por exemplo. 

Há muito o que se ver e admirar por lá, portanto talvez um só dia não seja o suficiente, mas temos certeza que uma vez que visite o parque vai querer voltar para descobrir ainda mais. O Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros abrange os distritos de de Leiria e Santarém e passa por sete cidades: Alcobaça,  Porto de Mós, Alcanena, Rio Maior, Ourém, Santarém e Torres Novas. 

As incríveis grutas de Serra de Aire

Apesar de toda beleza que existe por lá, há um destaque muito importante: as grutas. No Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros as grutas da Serra de Aire recebem destaque, devido à presença importante de solos calcários, o local conta com mais de 1500 grutas.  Claro que há as mais conhecidas, são elas: as grutas de Santo António, grutas de Mira de Aire e o Algar do Pena.

Grutas de Santo Antônio

O grande destaque e beleza desse local está em sua “sala principal”, onde pequenos cursos de água e lagos naturais fazendo das Grutas de Santo António um local incrível. Não se sabe se é melhor olhar para cima e observar as formações calcárias ou para os lados. 

Gruta dos Alvados

Corredores e mais corredores que vão parar em salinhas desniveladas e lindo lagos naturais. Se você for às Grutas de Santo Antônio vá também visitar a Gruta dos Alvados, além de serem próximas pode-se adquirir um bilhete único para visitá-las.

Grutas de Mira de Aire

Essas grutas possuem o título de uma das 7 Maravilhas Naturais de Portugal, portanto você não pode perder. Talvez sejam as mais importante grutas Serra do Aire. Trata-se de um monumento natural, sendo as maiores do país, que estão abertas à visitação.  É possível visitar 600 metros das grutas, apesar de terem mais de 11 km de extensão. Por motivos de conservação e segurança, os visitantes podem apreciar apenas uma parte da beleza. 

Sendo o Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros uma área protegida, pode-se eleger entre 16 percursos pedestres que o próprio local propõe. Há ainda um passeio em burros que pode ser contrato com as empresas do local. É possível ainda para quem quer saber mais sobre a história encontrar alguns guias turísticos na região.

Deixe uma resposta

Fechar Menu