Conheça o Parque Natural de Sintra Cascais, Portugal

Criado em 1994, o Parque Natural de Sintra Cascais surge como uma forma de renovação da antes conhecida Área de Paisagem Protegida de Sintra Cascais. Seu objetivo é, sobretudo,  salvaguardar a flora da região. 

Por lá é possível encontrar de tudo um pouco, desde zonas agrícolas com produção de vinho e fruta, até mesmo zonas balneares com praias de falésias e dunas lindíssimas. As paisagens e locais que compõem já foram, inclusive, distinguidas pelas UNESCO, como paisagem cultural e património da Humanidade. 

E os louros não param por aí, mesmo estando muito próximo a capital Lisboa, uma grande  metrópole de grande afluência turística, o Parque Natural de Sintra Cascais consegue manter a preservação de todo o território que envolve o ponto mais ocidental da Europa continental. Fazendo com que a presença humana não seja um impedimento para a harmonia e tranquilidade da natureza. 

Parque Natural de Sintra Cascais: um passeio pelo Cabo da Roca 

Existem aqui lugares imperdíveis, que não pode mesmo deixar de visitar, e um dos mais incríveis chama-se Cabo da Roca. Trata-se do local que marca o ponto mais ocidental da Europa continental. 

Historiadores e guias turísticos contam que as falésias do Cabo de Roca, provavelmente eram a “ponta do mundo” até o final do século XIV.  Claro que o fato de estar próximo ao Oceano Atlântico ajudam para que a paisagem fique ainda mais bela e charmosa. 

O Cabo da Roca é um local com pouco desenvolvimento em termos de habitação humana, por isso a limitada área possui um farol, algumas lojas de souvenir e um café. E isso faz com que seu charme  e mistério se mantenham. 

Um fato importante é que o farol do Cabo da Roca foi o primeiro a ser construído em Portugal, tendo sua construção sido concluída em 1772.  Ele fica tão acima da linha do mar, que sua luz pode ser vista por até 45 km de distância. 

Dinossauros e belas praias: os mistérios do Parque Natural de Sintra Cascais

História e “estórias” é o que também não faltam aqui, principalmente para os apaixonados, ou os que tenham algum interesse na geologia da região. Há inclusive marcas de que os dinossauros estiveram por lá. São em torno de 11 trilhos de pegadas dos nossas antecessores na terra, que podem ser visitados. Para essa atividade recomendamos que contrate um guia local, devido a complexidade do assunto. 

Visitar a arriba viva em Azenhas do Mar, é deparar-se com uma incrível aldeia pitoresca, construída com materiais orgânicos e muito bem conservados. A rica orla marinha do Parque Natural de Sintra Cascais apresenta ainda praias como a Praia Grande, a Praia das Maçãs e a conhecida para do Guincho (muito visitada por turistas no verão). Todas essas praias estão integradas umas às outras através das dunas presentes na região. Para quem gosta de esportes aquáticos como surf, bodyboard e windsurf esse é o local perfeito. 

Há muito o que conhecer no Parque Natural de Sintra Cascais, tanto por sua beleza como por sua dimensão. Mas não contrariando as belas paisagens portuguesas, trata-se de um incrível destino de férias que engloba muitos gostos. Programe sua viagem com antecedência e divirta-se em contato com a natureza.

Deixe uma resposta

Fechar Menu