Açores: conheça Ponta Delgada

Ponta Delgada, é um dos primeiros lugares a serem visitados se você está planejando uma viagem aos Açores. A capital da ilha de São Miguel, abriga o maior aeroporto do arquipélago português, portanto chegar até lá não será tarefa difícil. 

Visitar Portugal e não visitar os Açores, é como ir ao Brasil e não visitar o Cristo no Rio de Janeiro. Um fato super interessante que liga os açoreanos aos brasileiros, é que a cidade de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, foi majoritariamente colonizada por casais açoreanos. 

Há muito o que ver nos em Ponta Delgada nos Açores, por isso elaboramos algumas dicas para você. 

O que visitar em Ponta Delgada, Portugal 

A cidade de Ponta Delgada, fica nos Açores, e pode-se dizer que trata-se de um local icônico por todo seu patrimônio arquitetônico e cultural, por sua contemporaneidade e claro por sua história.  

Não há um lugar em Ponta Delgada que não mereça uma segunda olhada, tamanha sua beleza. O nosso passeio começa pelo que é considerado o cartão-postal da cidade: as Portas da Cidade. Localizadas na Praça de Gonçalo Velho, estão abertas para dar as boas vindas aos visitantes que por lá passam.

Próximo das Portas da Cidade, um monumento que impressiona aguarda por sua visita: a Igreja Matriz de São Sebastião. A grande torre e a fachada em estilo franciscano, muito presente no arquipélago, encantam pelos detalhes e merecem a visita. 

Já na praça do Campo de São Francisco pode-se encontrar o Convento da Esperança e também o Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Ambos são locais em que os peregrinos cristãos utilizam como locais de preces  e orações. Entretanto, a visita vale a pena pela magnitude do local e sua beleza. Ambos os edifícios datam do séc. XVI e abrigam a imagem, mundialmente famosa, do Senhor Santo Cristo dos Milagres. Essa estátua possui adornos em ouro e pedras preciosas. Um passeio imperdível.

A natureza ao redor de Ponta Delgada, Portugal

Em Ponta Delgada, Portugal, a capital de São Miguel, há muitas atrações que possuem na natureza seu esplendor.  E muito pertinho de lá temos algumas dicas valiosas para conhecer melhor a ilha de São Miguel, aproveitando da natureza local. 

Lagoa das Sete Cidades

A Lagoa das Sete Cidades é um desses lugares incríveis e imperdíveis. O local está repleto de belas paisagens verdes, é um local para perder a respiração. E um dos símbolos mais emblemáticos do arquipélago. O lago é o maior de água doce localizado nos Açores, e é constituído por duas lagoas. 

Gruta do Carvão

Imagine poder visitar uma cavidade vulcânica, localizada em uma ilha. Isso é o que você poderá fazer ao visitar a Gruta do Carvão. O fenômeno geológico pode ser visitado com guias locais, que instruem os visitantes acerca de como surgiram as grutas dos Açores. Após essa parte introdutória é possível se aventurar por lá. Ideal para quem possui um pouco de preparação física. 

Ilhéu de São Roque

Se visitar uma gruta já parecia muito divertido, imagine visitar um ilhéu apelidado, carinhosamente, de Ilhéu rosto de cão (na verdade chama-se Ilhéu de São Roque). Sua forma muito peculiar, aparenta o focinho de um cachorro, por isso o apelido. Você pode observá-lo a partir dos miradouros do local. 

Mata das Criações

Para ficar ainda mais próximo da natureza, nossa dica é visitar o Centro de Divulgação Florestal, na mata das criações. Por lá há informações sobre a vegetação, coleções botânicas e um miradouro com uma espetacular vista panorâmica, de onde se pode observar a cidade de Ponta Delgada.

Ponta Delgada, Portugal é um dos locais mais incríveis que se pode escolher para passar férias. Natureza e patrimônio cultural e histórico juntos, que farão de suas férias um momento único e para recordar por toda vida. Uma última dica é: caso você possua carteira de habilitação brasileira, vale a pena alugar um carro, assim poderá percorrer mais cantinhos escondidos. Já para a cidade de Ponta Delgado em si, recomendamos que faça o máximo possível caminhando. Você irá se surpreender.

Deixe uma resposta

Fechar Menu