A fabulosa Serra da Estrela espera por você

Sabia que em Portugal existe um lugar em que se pode ver neve e inclusive esquiar? 

A Serra da Estrela, Portugal, está localizada na Beira Interior, no centro do país, e faz parte da cordilheira do Sistema Central da Península Ibérica, a cadeia montanhosa que forma a serra é o ponto mais alto de Portugal Continental, contanto com 1993 metros de altitude. 

A região, que conta com seis cidades é chamada de Parque Nacional da Serra da Estrela, e possui em torno de cem mil hectares. Com tanto o que ver e visitar, separamos algumas dicas para você desfrutar ainda mais da região. 

O que fazer na Serra da Estrela, Portugal 

Sendo a Serra da Estrela um local com tantas possibilidades, o melhor mesmo é saber o que fazer na Serra da Estrela. O planejamento de sua viagem faz com que você não perca tempo e aproveite ainda mais sua estadia. 

Para começar nosso passeio, sugerimos que visite a Torre do Parque Nacional da Serra da Estrela. O ponto mais alto de Portugal Continental que possui, nada mais nada menos que, 1993 metros de altitude. O topo da o topo da montanha possui duas antigas torres de radar que funcionaram entre as décadas de 50 e 70. Durante o inverno Europeu você pode, inclusive, ir praticar esqui. É lá que funciona a única estação de esqui do país.  

Outro local muito interessante é a aldeia de Folgosinho. Conta-se que Viriato, o herói dos lusitanos nasceu lá, e hoje conserva o ar pitoresco, com casas de pedra. Você pode ir ao castelo, à igreja da cidade (as igrejas em Portugal sempre são um local onde se deve ir, tamanha sua beleza) e claro, passear pelas ruas. 

É bem no coração da Serra da Estrela, Portugal, que se localiza um cartão postal de tirar o fôlego. Uma cascata conhecida como Poço do Inferno. Uma incrível e majestosa queda d’água com mais de 10 metros de altura. Muito próximo à cidade de Manteigas, vale a pena conhecer o local.

Tradição artesanal: queijo Serra da Estrela 

A Serra da Estrela, Portugal, além de um lugar fantástico é também um local de sabores. O queijo da Serra da Estrela é muito famoso e aclamado por quase todos os portugueses. O processo do queijo da Serra da Estrela é artesanal, e possui centenas de anos de história. As mãos do povo da serra é que produzem o queijo que possui fama internacional. E não é para menos, afinal da iguaria é realmente uma delícia.

O sabor do queijo da Serra da Estrela, Portugal é intenso e sua consistência é amanteigada. Você não pode perder. Há um detalhe importante, além de serem fabricados artesanalmente, o leite utilizado é de ovelhas de raça Bordaleira. Um verdadeiro espetáculo da gastronomia portuguesa. Aliás, o queijo da Serra da Estrela é tão famoso que possui um museu dedicado à sua história, e a história de outros queijos. O Museu do Queijo abre de terça à domingo, e fica na Rua da Fonte Velha, 15 Peraboa no município de Covilhã. 

Onde fazer camping na Serra da Estrela 

Muitas são as opções de camping na Serra da Estrela, há também para quem busca um pouco mais de conforto os bangalôes e até pequenas casas que se pode alugar para mais pessoas, caso você opte por uma viagem em família ou entre amigo. Confira algumas dicas:

Vale do Beijinhas

Um dos mais completos, o parque de acampamento conta com:

• WC com água quente e para pessoas com mobilidade especial.

• Área de convívio com bar.

• Água potável e electricidade.

• Churrasqueira.

• Zona de lava-loiça e lava-roupa com estendal.

• Sistema de separação de resíduos, utilização dos orgânicos para composto.

• A área de campismo composta por um coberto arbóreo denso.

• Zona reservada para o lazer, leitura, com um bosque mais denso.

Mais informações em: https://www.campingbeijames.com/

Toca da Raposa 

Além de estar localizado em um lindo espaço verde, no município de Oliveira do Hospital, a Toca da Raposa possui diferentes tipos de alojamento:

  • Local para barracas. 
  • Tendas equipadas. 
  • Cabanas para duas pessoas. 
  • Chalés para até 5 pessoas. 

Mais informações em: http://www.toca-da-raposa.com/pt/

A Serra a Estrela, Portugal, é um excelente destino de férias mais longas, para quem deseja desfrutar de conforto e sossego, mas também pode ser um excelente destino para escapadinhas de fim de semana. Acompanhe a previsão de neve clicando aqui. E saiba quando reservar a melhor época para sua viagem.

Deixe uma resposta

Fechar Menu