Visite Vila Real, Portugal e apaixone-se

O simpático e histórico município de Vila Real, em Portugal, situa-se na província de Trás-os-Montes, região norte do país conhecida internacionalmente pela excelente qualidade de seus vinhos. Conta com poucos habitantes, mas tem muita história!  

É no alto de uma montanha, a cerca de 427 metros de altura, que pode-se encontrar Vila Real. Lá de cima a cidade forma uma península com os rios Corgo e Cabril. Sua localização no extremo norte faz fronteira com a Espanha e é muito recomendada para quem gosta de vinícolas e aprecia a degustação de vinhos e bebidas produzidas a partir da uva. 

O charme e a tradição da região merecem uma visita, por isso trouxemos algumas dicas para que você possa apreciar a região de Trás-os-Montes.

Vila Real, Portugal: entre vinhos e barro 

A pequena e charmosa cidade de Vila Real, traduz-se em uma cidade histórica e com excelente produção de viticultura. Pode-se dizer que é um dos melhores pontos para se iniciar uma pelo vale do rio Douro até às famosas caves do Vinho do Porto, no Porto (segunda maior cidade de Portugal). 

No final do verão europeu, em setembro, iniciam-se as vindimas que é a prática da colheita da uva. Um espetáculo à parte que os apreciadores de vinho não podem perder. A qualidade deste Vinho é reconhecida no mundo todo, então por que não assistir de pertinho como são fabricados, desde a colheita nas vinhas. 

Um destaque também é a aldeia de Bisalhães. Por lá, artesãos fabricam louça preta a partir do barro disponível na região. A técnica tradicional de olaria de Bisalhães tem como objetivo a criação natural de peças de coloração preta. No ano de 2016, esta técnica foi declarada Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, e está listada como um património que exige medidas urgentes de salvaguarda para que a matéria principal não se extinga. 

A gastronomia insubstituível de Vila Real, Portugal

Quem já teve a oportunidade e o prazer de estar em terras portuguesas sabe que a gastronomia do país é inigualável. Praticamente todas as regiões possuem pratos típicos e sempre há a confeitaria local também. Grande parte das cidades possuem fabricação própria nas padarias, que se chamam “fabrico próprio” o que dá um toque especial a tudo que se prova no país. 

Em Vila Real, Portugal, não poderia ser diferente. Por lá a comida típica da região começa com as deliciosas sopas e quanto mais interiorano for o restaurante provavelmente mais saborosa será sua refeição. As carnes possuem um verdadeiro espaço de destaque nessa região do país. 

Você poderá provar uma infinidade de enchidos, carne de ovelha, cabrito e porco. Ao contrário do Brasil, Portugal consome muito a carne de outros animais, principalmente a do porco, mantendo sua gastronomia diversa e instigante a quem ainda não provou. 

Uma dica deliciosa é provar o assado de cabrito e para sobremesa pastéis de toucinho acompanhado de um cafézinho. 

Uma das tradições mais charmosas de Vila Real são a troca de doces. Em 13 dezembro as mulheres oferecem aos homens um doce chamado “pito de Santa Luzia”, uma espécie de pãozinho recheado com doce de calondro, muito parecida com a abóbora e realmente delicioso, em troca, no dia 3 de fevereiro os homens oferecem às mulheres uma “gancha de São Brás”, um doce feito com caramelo em formato de bengala. Embora essas sejam as datas tradicionais, é possível encontrar os doces nas docerias e cafés da região. 

Descubra mais de Vila Real, Portugal, provando de seus pratos, apreciando os bons vinhos e desfrutando das histórias da região. Um dia pela cidade é o suficiente para encantar os olhos e acalentar os estômagos mais exigentes. Uma passeio para toda a família.

Deixe uma resposta

Fechar Menu