Descubra o que visitar em Guimarães, Portugal 

Nada melhor para conhecer a história de um país do que visitar o berço da nação. Pois é, hoje vamos levar você a saber o que visitar em Guimarães, Portugal, cidade que me tempos já foi a capital do país. 

A cidade berço, como é conhecida pelos portugueses, situa-se na região do Minho e pertence ao distrito de Braga, situado bem no norte de Portugal. Fique a saber mais sobre a cidade de Guimarães e tudo o que ela tem para oferecer aos seus visitantes! 

O que visitar em Guimarães, Portugal: o castelo de Guimarães onde tudo começou 

A cidade possui muitos pontos de interesse, sendo que o seu símbolo mais emblemático é o Castelo de Guimarães. Foi lá que, segundo alguns pesquisadores da área, nasceu o rei Dom Afonso Henriques, que se tornaria mais tarde o primeiro rei de Portugal. O propósito da construção do castelo era o de defender as terras dos ataques mouros e foi ordenada sua construção pela Condessa Mumadona Dias. 

O castelo fica no centro da cidade e está aberto diariamente das 10h00 às 18h00 sendo a última entrada às 17h30. O valor da entrada simples é 2€, e ainda há entrada gratuita aos domingos até as 14h. É um monumento imperdível para quem gosta de história e arte, e está carregado de simbolismo para o país. 

Juntinho ao Castelo de Guimarães está o Paço dos Duques. O edifício foi construído no século XV a mando de Dom Afonso, Duque de Bragança e filho bastardo do Rei D. João I. 

Atualmente abriga um museu no primeiro andar, capaz de fazer você viajar no tempo e sentir a atmosfera da época. Nos restantes andares funciona a casa presidencial, local onde se hospeda o Presidente da República quando visita o norte do país.

Um lugar mágico para o amor: Parque da Penha

Pertinho do centro da cidade está o Parque da Penha. Trata-se de uma serra a mais ou menos 6 kms do centro da cidade de Guimarães, por isso você pode ir tanto de carro ou apanhar o teleférico e aproveitar a vista incrível que proporciona lá de cima. No outono, as folhas vermelhas das árvores dão um charme ainda mais especial ao local. 

O Parque da Penha está na lista de um dos melhores locais do país para se fazer festas de casamento, pois a sua paisagem já serviu de cenário para a realização de muitos matrimônios. Há também uma parque de campismo para quem deseja estar próximo à natureza. 

Em Guimarães é muito fácil trocar entre a cidade e a natureza em um piscar de olhos. O que pode tornar sua viagem mais leve e relaxante. Agora que você já tem em mãos alguns lugares que visitar em Guimarães, Portugal, comece a planejar seu roteiro e prepare-se para desfrutar de um clima histórico inigualável.

Deixe uma resposta

Fechar Menu