Açores: O que visitar na Ilha do Faial

Casa do Parlamento Açoriano e com apenas uma cidade, a Ilha do Faial está localizada na parte central do arquipélago dos Açores, Portugal. É na cidade de Horta, que se localiza um dos pontos mais importantes da ilha, o Porto da Horta, principal ligação de vias marítimas e aéreas (hidroaviões). 

O Porto da Horta serve de parada e escala para os viajantes de iate que atravessam da América à Europa ou vice-versa. Também conhecida como Ilha Azul, a Ilha do Faial possui algumas atividades interessantes e, sem dúvida, é um excelente destino de férias. 

Ilha do Faial: Conheça o Centro de Interpretação do Vulcão dos Capelinhos

Para começar nossas dicas sobre a Ilha do Faial, o que visitar, escolhemos o Vulcão dos Capelinhos. Saindo do aeroporto, em apenas 20 minutos você estará no Vulcão dos Capelinhos. Já ali poderá observar uma das paisagens mais incríveis da Ilha do Faial. 

Durante os anos de 1957 e 1958 o vulcão esteve em atividade, hoje serve como uma das principais atrações da Ilha. Por lá, você poderá também visitar o antigo farol da ilha. Se a primeira impressão é o que conta, recomenda-se iniciar suas férias por aqui. 

Outra dica é visitar o Centro Interpretação do Vulcão dos Capelinhos, museu inaugurado em 2008, que conta como aconteceu a formação do Arquipélago dos Açores. Inclusive há como experienciar, de forma interativa, esse acontecimento. 

Próximo a esse espaço, poderá também visitar o Centro de Interpretação Marinha. Também de forma a proporcionar interação, o espaço  promove uma visita virtual e interativa acerca do ambiente costeiros e oceânico presente nos Açores. Uma experiência para toda a família. 

Melhor do que visitar os ambientes interativos dos oceanos é poder mergulhar e até mesmo ficar pertinho dos tubarões. Isso mesmo, na Ilha do Faial é possível nadar do ladinho de um dos gigantes do mar, uma atividade cada vez mais apreciada: nadar com tubarões. Mas há um detalhe: para poder participar desta atividade é necessário possuir licença de mergulho e seguir tudo o que os guias dizem. Além disso, apesar de as espécies serem inofensivas, é necessário ter em conta que é proibido tocar nos animais, por questões de preservação. 

Ilha do Faial: o que visitar na em Horta e arredores 

A Ilha do Faial possui apenas uma cidade, como dissemos, e é em Horta que se encontra um dos marcos históricos do local: o Peter Café Sport. Imagine visitar um lugar onde os marinheiros faziam suas refeições após longos meses no mar. No Peter Café Sport a decoração é nautica e conta com presente de marujos do mundo todo.  Não se esqueça de pedir também um gin dos marinheiros. Muito famoso por ser a bebida preferida dos que por lá já atracaram.

Abrigada em um lindo jardim o antigo convento de São Francisco e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário (século XVII) são edifícios que merecem uma visita. De arquitetura franciscana, assim como grande parte da ilha, a Igreja e o Convento são dois cartões postais imperdíveis. 

Por fim, mas não menos importante, nossa dica é descer até a caldeira. A mais de mil metros de altitude, essa cratera é realmente enorme. Mais de 2km de diâmetro e 500 metros de profundidade formam a caldeira que possui mais de quinhentos mil anos.  

Para fazer o passeio é necessário fazer uma reserva do seu passeio, pois somente com guia credenciado são autorizadas as visitas. Por motivo de preservação e segurança, descem até a caldeira apenas 12 pessoas por vez. Se você adora aventuras e a natureza, com certeza esse será um passeio para guardar na memória. 

A Ilha do Faial pode ser considerado um local mágico. Tanto por sua beleza exuberante como por suas tantas atrações ligadas às águas que a cercam. Há muito de história para se contar e os habitantes do local estão sempre prontos a contar seus causos. Além disso, com o crescimento do turismo a infraestrutura está impecável para fazer de suas férias dias inesquecíveis.

Deixe uma resposta

Fechar Menu