Descubra as vantagens de se viver e trabalhar nos Açores 

Viver e trabalhar nos Açores é primar por uma vida mais tranquila e pacata. Comparado com o continente (Portugal), o arquipélago possui uma vida mais calma, mesmo com o aumento da procura de novos moradores no último ano.

No arquipélago formado por várias ilhas, o destaque vai para a ilha de São Miguel, a maior e mais povoada. Acompanhe nossos bons motivos para se viver e trabalhar nos Açores. 

Como é o mercado de trabalho nos Açores 

É sem dúvida um grande desafio viver e trabalhar nos Açores, por tratar-se de um arquipélago, o que quer dizer que você opta por morar em uma ilha. Entretanto o mercado de trabalho dos Açores tem forte poder se absorver os trabalhadores, seja de qual for a área, que viva por lá. Graças a isso a taxa de desemprego é extremamente baixa.

Como não poderia deixar de ser, o mercado que mais emprega nos Açores é o voltado para o turismo. Isso abarca hotéis, hostels, restaurantes, bares e guias. Para os brasileiros que queiram viver e trabalhar nos Açores, uma boa dica é buscar com antecedência uma vaga de trabalho, ainda estando no Brasil, assim é possível chegar na ilha que se escolhe para viver com as documentação em dia. 

Viver e trabalhar nos Açores: por onde começar 

Quando se trata de qualidade de vida, segurança e tranquilidade, com certeza optar pelos Açores para se viver e trabalhar é uma grande vantagem. E relativamente ao custo de vida nos Açores, não há muita diferença em grau de comparação. Ainda mais se você mora ou pretende morar no interior de Portugal Continental, onde os aluguéis e o custo de vida em geral são mais baratos.

Ainda assim, viver e trabalhar nos Açores apresenta preços um pouco mais baixos o que aumenta o poder aquisitivo do cidadão que escolha uma das ilhas para se viver. Só para se ter uma ideia, as taxas de imposto que se paga é 5% mais barata que em Portugal continental, o que pode representar uma economia substancial no final do ano. 

Além disso as estradas dos Açores não possuem pedágio, diferente de Portugal, em que as vias são controladas por empresas que, assim como no Brasil, cobram a manutenção das pistas.  

Uma questão importante a se aportar é que, apesar de o  trabalho está intimamente ligado ao turismo, os profissionais da área de tecnologia e principalmente os chamados “nômades digitais”, poderão encontrar nos Açores a terra perdida. Isso porque a possibilidade de trabalhar remotamente, em um ambiente que oferece boa banda larga e possibilidades adequadas, faz com que a gestão dos próprios horários em uma ambiente como nas ilhas do Açores torne o trabalho mais prazeroso e rentável. 

Por mais que pensamos, não há um motivo plausível para não se querer viver e trabalhar nos Açores. Valores convidativos, oferta de trabalho variadas, pouco trânsito, muita natureza e uma vida completamente comparável e com acesso a tudo que uma grande cidade oferece, porém sem o caos e com o som a mãe natureza.

Deixe uma resposta

Fechar Menu