Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), em 2018 a Noruega foi classificado como o segundo país mais feliz do mundo. É também um países mais desenvolvidos do mundo, e com melhor qualidade de vida. Já não faltam motivos para perceber porque morar na Noruega pode ser uma excelente ideia. 

Mas é claro que deve haver alguns cuidados a serem tomados, como por exemplo a documentação de imigração. Acompanhe nosso artigo e veja como viver na Noruega, as vantagens e desvantagens do país. 

Prós de morar na Noruega 

 A Noruega é um dos países mais seguros do mundo, em especial para as mulheres. Por lá, as crianças vão e voltam da escola sozinhas e você não precisa preocupar-se em sair à rua durante a noite. 

Por falar em escola, viver na Noruega significa também acesso a excelente educação. As escolas são muito conceituadas, principalmente as escolas públicas onde a maior parte dos noruegueses estudam. Além disso, a taxa de alfabetização é de 100%. 

Para quem tem filhos pequenos as creches oferecem seus serviços de forma privada, entretanto as mães e os pais possuem licenças estendidas de acordo com suas necessidades. Que pode variar em até 45 semanas para as mães e 10 semanas para os pais. 

Essa variação se dá porque o mercado de trabalho na Noruega é excelente. O desemprego é quase zero e a equidade de gêneros é muito presente. Por lá, mulheres e homens que ocupam o mesmo cargo recebem o mesmo salário. Por isso não é de se admirar se você observar pais andando com seus filhos na rua, pode ser que as mães já tenham voltado ao trabalho. E isso, na realidade, acontece muito, porque as crianças norueguesas são ensinadas a serem independentes desde muito cedo. 

Contras de morar na Noruega

Existem alguns contras de morar na Noruega! Embora a diferença de classes seja muito baixa, em relação a outros países, há aqui uma barreira maior que é a língua. Entretanto, cidadãos estrangeiros que queiram viver na Noruega recebem, de forma totalmente gratuíta, três anos de aulas de norueguês, com a condição de obter os requisitos para viver por lá. 

Apesar do custo de vida na Noruega ser bastante elevado, (os impostos retidos pelo governo são de 30% sobre o salário), os vencimentos também são muito bons. E uma vez paga essa taxa, não há outras taxações extras, o que quer dizer que você não paga imposto duas vezes, como ocorre em alguns países – principalmente na área da saúde. 

Se tem como objetivo morar na Noruega mas não possui passaporte europeu, então deve entrar em contato com a Embaixada da Noruega no Brasil. Entre as possibilidades de vistos que podem ser solicitados estão: 

  • Estudante;
  • Refugiados;
  • Profissionais;
  • Familiar;
  • Au Pair. 

Tenha em conta passar férias no país, pelo menos por um mês. Se for no inverno talvez seja ainda melhor para verificar se a Noruega é o país ideal para você. Por lá os termometros podem marcar -15ºC no inverno. 

Morar na Noruega é como viver dentro de um sonho, o país escandinavo é lindo por todos os lados, mas isso tem seu preço. Por isso pesquise bem e compare os prós e contras antes de embarcar nessa aventura.

Deixe uma resposta

Fechar Menu