Você já deve ter ouvido falar por aí em alguma roda de conversa, mas realmente sabe onde fica Suécia? E as curiosidades acerca de um dos países mais incríveis, em termos de qualidade de vida, do mundo? 

Trazemos para você o que a Suécia, um país com paisagens de tirar o fôlego, cidades incríveis e carregado de histórias, possui e você não sabia. Conheça algumas curiosidades da terra dos vikings, onde surgiu a conhecida banda ABBA e claro os móveis IKEA, conhecidos e adorados no mundo. 

Acompanhe nosso artigo e descubra onde fica a Suécia e muito mais. 

Onde fica a Suécia e por que você deve conhecer o país 

Vamos começar por onde fica a Suécia: o país está localizado no norte  da Europa e faz divisa com a Noruega e com a Finlândia. O nome oficial é Reino da Suécia, então você pode imaginar que por lá viva um rei. Sim, é verdade há o rei sueco, mas ele não possui poderes políticos, já que o país conta com um parlamento que faz esse trabalho. 

O clima na Suécia é bem temperado, por isso as quatro estações do ano estão bem presentes e marcadas. Obviamente não se pode esperar que o verão seja exageradamente quente, mas pode-se esperar temperaturas abaixo dos dez graus no inverno, principalmente no norte do país. 

Embora faça parte da União Europeia (UE) a moeda utilizada no país não é o euro e sim a coroa suéca. Embora não seja um local propriamente barato de se viver, quem vive e trabalha na Suécia possui uma excelente qualidade de vida já que não há muita diferença salarial como em outros países. Embora um operário ganhe menos que um CEO a diferença entre ambos não é alarmante, e por isso ambos possuem condições dignas de vida. O que torna a Suécia um país muito procurado por imigrantes (principalmente os que possuem livre acesso por conta da UE).

Conheça algumas curiosidades da Suécia 

Agora que vocês já sabe onde fica a Suécias, vamos á algumas curiosidades acerca do país. A primeira delas é que a Suécia vive, e mantém grande parte de sua economia, através da importação e tecnologia. Alguns artigos utilizados hoje no mundo tudo vieram de lá, tais como:

  • Embalagens Tetra Pak;
  • Marcapasso;
  • Cinto de segurança de três pontos. Esse artigo tem uma história especial: a Volvo desenvolveu a ferramenta que proporciona maior segurança aos passageiros e motoristas e forneceu gratuitamente o modelo às outras empresas automobilísticas;
  • A chave inglesa, uma ferramenta ajustável que de inglesa só possui o nome;
  • Ultrassom;
  • Zíper. 

Cada jovem que viva na Suécia e queira estudar recebe um subsídio mensal que pode chegar aos 1 mil euros. Uma parte financiada pelo governo e outra financiada com juros quase zero. Isso faz com que os jovens por lá sejam independentes durante o período em que estejam na universidade. Com isso o Estado permite que os jovens suecos adquiram maturidade para pagar seus estudos, posteriormente os jovens trabalhadores vão pagando em parcelas ao governo a ajuda fiscal. 

Recentemente a Netflix, canal de streaming, produziu uma série chamada “Areia Movediça” que se passa toda na Suécia. Uma ótima oportunidade de ver um pouco do país e escutar a principal língua por lá. Também é possível observar na série a diferença entre o que é considerado rico e pobre por lá. 

Uma das curiosidades da Suécia mais interessantes é que o país está entre os primeiros do mundo na abertura de fronteiras para os refugiados que vivem em países em conflito. Não é difícil viver na Suécia se o seu objetivo é desenvolver-se. Principalmente para quem possui ensino superior e muita vontade de trabalhar. Por lá, as cargas de trabalho são de 40h semanais, em média, e o governo subsidia curso de sueco para os estrangeiros que queiram viver por lá e ajudar no crescimento do país. 

Já sabendo onde fica a Suécia ficou mais fácil pesquisar um pouco mais sobre as maneiras possíveis de visitar o país ou talvez de imigrar. Lembre-se que sendo cidadão brasileiro, é necessário fazer solicitação de visto prévio caso queira mudar-se de vez para o país.

Deixe uma resposta

Fechar Menu