O que você sabe sobre o Egito? Descubra algumas das curiosidades do Egito, terra que já foi governada pela grande Cleópatra. Sabe-se que o místico Egito é o lar de uma das civilizações mais antigas do mundo e ocupa a 29ª posição quando se fala em área de extensão. Contando com mais de 82 milhões de habitantes, as curiosidades do Egito começam muito antes do que você possa imaginar. Algumas são, inclusive, bastante engraçadas. Acompanha este artigo e conheça mais sobre um dos países que pode ser considerado berço da civilização.

Fatos interessantes sobre o Egito que você deve saber 

Para começar essa lista de curiosidades do Egitos, em primeiro lugar, vamos às mais improváveis. Ou que pelo menos fossem mais difíceis de adivinhar:

  1. O esporte mais popular no Egito é o futebol

Sim, senhores. Para quem é brasileiro e ama futebol saber que esse povo cheio de histórias também tem no esporte sua atividade favorita aos domingos, é de cair o queixo. No país duas equipes são as maiores rivais, mas, pasmem, o estádio é o mesmo. Trata-se dos Al Ahly SC e Zamalek SC e ambas jogam no Estádio Internacional do Cairo. Um Clássico El-Arab. 

  1. Egito tem mais de 3451 horas de sol por ano

A cidade de  Awan é o terceiro lugar mais ensolarado do mundo. Você já imaginou poder ter 10 horas de sol por dia? Pois no Egito isso é possível. Para os fãs de praia isso deve ser um sonho. 

  1. As Grandes Pirâmides do Egito não foram construídas por escravos

Apesar de na escola, ou por algum outro meio, você ter ouvido falar que as grandes pirâmides do Egito foram construídas por escravos, isso é um mito. Nessa construção os trabalhadores eram todos pagos. Inclusive há notas de que alguns tinham muita honra deste trabalho. Os homens que morreram durante a construção das grandes pirâmides foram enterrados em túmulos perto de sua obra, as pirâmides.

  1. Nem todo mundo foi mumificado

A múmia – um cadáver que fica todo enfaixado, muito conhecido nos museus – tornou-se um símbolo do Egípcio. No entanto, a mumificação era um processo caro e demorado, reservado aos aristocratas. A grande maioria dos mortos do Egito era enterrada em simples covas no deserto.

  1. A vestimenta mais antiga do mundo foi encontrada no Egito

Talvez uma das mais surpreendentes curiosidades do Egito é que o país pode ter sido o primeiro a criar moda. Foi lá que peças de vestuário foram encontradas. E segundo os especialistas, elas possuíam mais de 5 mil anos. 

  1. O guardião das pirâmides foi inspirado em um faraó

As pirâmides de Gizé são guardadas pela Grande Esfinge, muito popular ouvir-se falar dela nas aulas de história. Trata-se da maior estátua de monólito do mundo. Acredita-se que a face da Esfinge represente a face do faraó Khafra. Um espetáculo construído no meio do deserto.

  1. As mulheres egípcias tinham direitos iguais aos homens

No Egito, homens e mulheres de status social equivalente eram tratados como iguais aos olhos da lei. Isso significava que as mulheres podiam possuir, ganhar, comprar, vender e herdar propriedades. Uma dos povos mais antigos do mundo possuíam regras sociais muito diferentes das de seus ancestrais. Para se ter uma ideia, no Egito , homens que fossem viúvos ou divorciado podiam cuidar de seus filhos, sem necessitar da ajuda de uma mulher. Muitas coisas para aprender com eles.

  1. Talvez o rei do Egito tenha sido uma mulher

Por questões de hierarquia, o rei é sempre o filho do rei anterior. Mas no Egito nem sempre foi assim. A cerimônia de coroação egípcia tinha o poder de converter o candidato mais improvável em um rei. Sabe-se que houve três ocasiões em que mulheres assumiram o trono. Hatshepsut, foi a rainha que melhor governou o Egito, durante prósperos 20 anos. Entretanto, a palavra rainha não existia e mesmo que elas fossem a máxima lei, ainda eram tratadas como “a esposa do rei”.

  1. Usamos calendário de 365 graças aos egípcios

Sim, os antigos egípcios inventaram o calendário de 365 dias por ano, para prever as inundações anuais do rio Nilo.

  1. Cleópatra pode não ter sido uma rainha da beleza

A conhecida Cleópatra VII, última rainha do Egito antigo, conquistou os corações de Júlio César e Marco Antônio, dois dos homens mais importantes de Roma. Sua fama ficou reconhecida mundialmente e por isso, até hoje, uma das mulheres mais importantes do mundo é retratada como sendo um ser de extrema beleza. Mais isso pode não ser assim, tão verdade. O que há retratado de Cleópatra são as moedas da época em que ela era a soberana. Não há evidências oculares e até especula-se que ela quis ter traços mais proeminentes das moedas para passar um ar de respeito. Dizem, inclusive, que essa poderosa mulher conquistou homens por sua valentia, traços fortes e voz suave. 

Não se pode negar que em tratando-se de curiosidades do Egito há muito para ser descoberto e estudado. Uma das grandes sacadas de visitar o Egito, por exemplo, é fazer tours com os guias locais e aprofundar-se ainda mais na história dessa grande civilização.

Deixe uma resposta

Fechar Menu