As despesas de uma família, seja em qualquer lugar do mundo, são muito relativas, afinal, os gastos variam de acordo com o estilo de vida de cada uma e até o lugar onde mora. Mas separamos algumas informações importantes para te ajudar a ter uma noção do custo de vida em Portugal com filhos. Pronto para abrir a planilha de orçamento e partir para os números?

Custo de vida em Portugal com filhos: casal + uma criança

Despesas fixas

Na hora de definir o custo de vida em Portugal, com filhos ou sem, tem as despesas que não mudam de valor independente de quantas pessoas fazem parte da família. É o caso do aluguel ou prestação da casa e dos pacotes de TV, telefone e internet, por exemplo.

O aluguel é o valor que mais pesa no custo de vida em Portugal (aliás, em qualquer lado). Além disso, também é a despesa mais relativa, de acordo com a cidade – e até o local dentro da cidade –, o tamanho da casa e as condições do imóvel.

Há pacotes de internet, TV e telefone fixo com valor inicial de cerca de 30 euros. Aí vai da necessidade de cada casa.

Despesas variáveis

Já serviços como água, gás e eletricidade variam de acordo com a quantidade usada. Um valor que pode servir como referência é de 150 euros para esses três serviços, mas vale lembrar que no inverno o consumo costuma ser maior, já que o aquecimento e os banhos quentes são mais usados.

Na lista de quanto custa morar em Portugal com filhos, o supermercado também será uma despesa que irá pesar no orçamento familiar. Pode separar no mínimo 300 euros para as compras básicas.

Sobre a escola, Portugal tem três regimes: a escola pública, a particular e a que possui co-participação. Se a criança tiver mais de seis anos, a inscrição na pública é obrigatória. Se a idade for menor, a escola não está obrigada a recebê-lo, e aí tem a particular, onde você arcar com todas as despesas, ou a com co-participação, onde você paga apenas uma parte dos custos, que geralmente ronda de 150 a 200 euros.

O plano de saúde não é fundamental, mas vale a pena considerar um, especialmente se já houver histórico de problema de saúde. Os pacotes variam de acordo com os serviços contratados, mas pode calcular de 25 a 40 euros mais as taxas cobradas em cada plano.

Valores como restaurante, farmácia e combustível são relativos e você precisa avaliar o perfil e as preferências da sua família para calcular quanto irá gastar por mês com cada um.

Em termos gerais, o custo de vida em Portugal com filhos ronda os 900 euros por mês, fora o aluguel. Como o salário mínimo em Portugal é de 600 euros, deve-se levar em conta que a renda familiar para cobrir as despesas e viver confortavelmente deve ser de, pelo menos, três salários mínimos se o aluguel for de até 600 euros.

A média salarial em Portugal é de 800 euros, mas o salário sofre muitos descontos e há os imprevistos que não colocamos acima, como gastos com roupas, reparos ou coisas para casa e até uns passeios mais distantes no fim de semana. O segredo na hora de saber o custo de vida em portugal com filhos é ser o mais realista possível e obter o máximo de informações. Planejamento é tudo!

Deixe uma resposta

Fechar Menu